Psicologia das cores e home office – Saiba mais

Psicologia das cores para home office

Você sabia que as cores exercem papel fundamental na produtividade do nosso trabalho e bem estar?

Vamos ver nesse post sobre algumas cores e influências no seu home office.

Para quem perdeu o post “Tudo sobre trabalho remoto”, pode acessar aqui, onde comento sobre minha história de trabalho em casa/ remoto e também dicas de onde conseguir trabalho remoto.

Obviamente que vários fatores influenciam na produtividade de trabalho, mas as cores de seu ambiente de trabalho influenciam também e muito. Eu por exemplo, não gosto do tal branco. Acho sem graça, me lembra hospital, algo sem tempero, realmente chato e sem vida, mas isso depende muito de pessoa para pessoa.

Se você tem um espaço, mesmo que pequeno para home office, leve em consideração o estudo abaixo sobre relação cor + produtividade no seu home office e procure adaptá-lo na medida do possível. Cor mais luz e mais o mobiliário ideal para sua realidade, farão toda diferença.

Cores vibrantes, como vermelho e amarelo, não são indicadas para as pessoas muito agitadas e que tendem a se estressar com facilidade. Azul e verde são consideradas cores mais relaxantes.

Vamos ver a seguir a seguir, alguns tons de cores e suas principais características.

1. AZUL

A cor azul promove sensação de confiança e, em momentos de tensão, ajuda a manter a pressão sob controle. Também é um tom que propicia a comunicação. Caso você use bastante Zoom e outros, cor perfeita!

Foto; Tintas Renner

Veja também algumas técnicas para você potencializar sua produtividade com esse livro.

2. AMARELO

Ele estimula a criatividade e traz energia, mas é preciso tomar cuidado ao aplicá-lo. Esta cor pode causar ansiedade, se utilizada em excesso. Lembrando que os brasileiros são o povo mais ansioso do mundo segundo a OMS — 9,3% da população sofre com o problema. Por isso, se a pessoa já é agitada, o mais indicado é pensar em outras cores menos vibrantes ou apostar no amarelo apenas em alguns objetos pequenos.

Foto Pinterest

3. VERDE

Estabelece o equilíbrio e mantém a produtividade. Além disso, o verde estimula a participação, cooperação e a generosidade. Pode ser usado em paredes e também em objetos e móveis para ajudar a reduzir a tensão do ambiente. Sem falar que é uma cor que acalma e eleva a harmonia.

Foto: Viva Decora

Veja também algumas técnicas para você potencializar sua produtividade com esse livro.

4. VERMELHO

Uma boa opção para espaços onde as pessoas trabalham até tarde porque esse tom estimula a atividade cerebral. O vermelho transmite também alegria e proximidade, deixando o ambiente mais dinâmico e animado. A desvantagem é que, por ser muito berrante, esta cor pode deixar você mais irritado.

Foto: Pinterest

5. BRANCO

Em ambientes na cor branca, as pessoas costumam se sentir inertes, calmas demais e sem motivação.Sendo assim, o branco sozinho não é uma escolha inteligente para manter seu escritório. Opte, então, por adicionar acessórios e móveis coloridos para criar um ambiente mais agradável.

Foto: Pinterest

6. CINZA

Indicado para compor ambientes junto com cores quentes, o cinza é psicologicamente neutro. Quando usado sozinhos, tons claros de cinza não tem poder de estimular a produtividade, mas se somar a ele cores mais vivas o efeito pode ser muito positivo. Já a cinza escuro, assim como o preto, são boas cores para alguns detalhes, pois proporcionam profundidade. Entretanto, o uso excessivo dessas cores pode causar tristeza ou até mesmo depressão.

E qual dessas cores você tem no seu home office?

Para ler um pouco mais sobre a psicologia das cores, indico o livro abaixo:

Este livro aborda a relação das cores com os nossos sentimentos e mostra como as duas coisas não se combinam por acaso, já que as relações entre ambas não são apenas questões de gosto, mas sim experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento. Organizada em treze capítulos, correspondentes a treze cores diferentes, a obra oferece um rico painel de informações sobre as cores.

Gostou do post? Compartilhe com amigos!

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

86 + = 87

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima