Comendo ogramente em Porto Alegre

André Barcinski escreveu um guia sobre culinária ogra em São Paulo e menciona locais clássicos para tal “cuisine”.  No livro ele também comenta sobre as regras para um restaurante ser considerado “restaurante de culinária ogra”. Posto abaixo algumas destas regras e tb uma lista de restaurantes de culinária ogra em Porto Alegre – Rio Grande do Sul.

De acordo com o livro Guia da Culinária Ogra, o restaurante que a serve não pode ter “menu” e sim “cardápio”, A comida tem que preencher pelo menos 70 % do prato ou sair dele, o garçons não podem ser malhados,ter brinquinhos..quanto mais velhos forem e vestirem gravata borboleta, melhor. A comida e bebida não podem “harmonizar”, mas cair bem.

Pensando nestas características, coloco aqui restaurantes em Porto Alegre para vocês saborearem..opsss..devorarem uma boa comida ogra!

RESTAURANTE COPACABANA

Aberto em 1938 pelos irmãos calabreses, é um típico exemplo de local ogro com comida ogra. Acho que a decoração não muda desde que foi inaugurado, mas as porções são gigantes e comida saborosa. Experimente o filé  milanesa 4 queijos, ou filé milanesa parmegiana, ou a massa gratinada com molho vermelho, ou…., ou…

Endereço: Praça Garilbaldi,02 – Cidade Baixa

RESTAURANTE DO HOTEL ROMA:

Um local que não é muito comum passar a não ser quando se vai para ao aeroporto ou talvez ZN, fica o hotel, que outrora (anos 80), foi um hotel de prostituição. Me corrijam se eu estiver errado. Descobri que era hotel + restaurante quando lia um blog de restaurantes em Porto Alegre e…fui. Com os 2 pés atrás, mas fui!

O local é simples e basicamente frequentado pelo povo que trabalha na redondeza, ou do próprio hotel e sempre lotado. Portanto, chegue antes do meio dia e prepare-se para comer muito, mas muito mesmo. Melhor  um vídeo para ter ideia:

EndereçoAv. Farrapos, 4001 – Floresta

TUDO PELO SOCIAL

Clássico de Porto Alegre, o restaurante é bem característico..puramente ogro! Carro chefe: Filé a parmegiana e a la minuta ( uma combinação de bife na chapa ou à milanesa, ovo, batata frita, arroz e salada. Porções gigantes que servem duas pessoas com muita fome.

Endereço: Av João Alfredo, 448 – Cidade Baixa

LANCHERIA DO PARQUE

Amada por nós porto alegrenses desde que a Av Osvaldo Aranha era considerada a Berlim porto alegrense..heheeh. A lancheria serve comida a qualquer hora. Frequentado por todos tipos de pessoas, inclusive os senhores aposentados com insônia no meio da noite. Carro feche são os sucos, XIS, risoto, carreteiro, bifes etc..e tudo sem a mínima frescura e, ao meio dia, mesmo que você esteja na pindaiuba das pindaiubas, experimente o buffet. É tri barato!

Endereço: Osvaldo Aranha, 1086 – Bom Fim

ALFREDO:

Na realidade é tudo! 🙂 bar, restaurante, café e aberto 24 horas. O reduto da boemia tem um cardápio tão variado como o povo que o frequenta… prostitutas, cafetões, travestis, políticos, comerciantes, pastores, taxistas, motoboys, instaladores de ar-condicionado e demais trabalhadores do país. 🙂 . Almôndegas, capeletti, a la minutas, filé parmegiana e por aí vai..

Endereço: Av. Cristóvão Colombo, 794 – Floresta

XIS DO GELSON

“Quem conseguir comer dois xis inteiro, não paga.” Este é o desafio do Xis do Gelson, que fica dentro do clube tristezense, na ZS da cidade. Local com mesas de plásticos, sem frescura. Para quem não sabe, nós porto alegrenses temos a cultura do xis que é praticamente duas jantas. Pra nós existe xis de quase tudo: calabresa, coração de galinha, strogonoff, bacon, salada, xis tudo e alguns, com batata frita dentro. Não..não batata palha de saquinho, é frita mesmo!!

Endereço: Rua Dr. Armando Barbedo, 300 – Tristeza

Conhece mais algum para colocar na lista? escreva abaixo nos comentário.

Organize sua viagem com FUIPORAIBLOG.  Compre passagens, reserve hospedagem, alugue um carro, tenha experiências.

Clique na foto:

Cadastre-se no blog para receber atualizações:

Erro: Formulário de contato não encontrado.

2 comentários em “Comendo ogramente em Porto Alegre”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 4 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima