O que fazer no centro de Vitória – ES

Índice de conteúdo

INTRODUÇÃO

Vitória possui umas áreas interessantes para conhecer como: Centro Histórico, Enseada do Suá, Praia do Canto, Jardim da Penha, Praia de Camburi e Jardim Camburi.

Vitória, além das praias, tem muita cultura, bons bares, restaurantes e vida noturna. Perigosa? Como qualquer outra capital brasileira. Evite área do centro à noite caminhando sozinho/a e de resto, os mesmos conselhos de sempre. não fique balançando seu celular na rua e não ande com objetos valiosos. Bem simples!

Como eu gosto de conhecer a cultura e história de um local que visito, começo pelo centro histórico da cidade.

CENTRO HISTÓRICO

Importante para você saber que existe um projeto da Prefeitura de Vitória, muito interessante,  chamado “Projeto Visitar”, o qual possui uma infraestrutura composta por placas de sinalização turística interpretativas, mapa do Centro Histórico em material bilíngue e atendimento turístico realizado por monitores que estudam o curso de turismo ou guia de turismo. O mapa traz os locais do Projeto Visitar, bem como descrição e história. São 51 locais!!

Projeto Visitar – Vitória
Visitas guiadas e gratuitas.
Horário: Os monitores e os locais ficam disponíveis para visitação de Quarta a domingo das 13hs as 17:00hs – inclusive feriados. Não há necessidade de agendamento. O serviço é gratuito.
Para mais informações sobre o Projeto Visitar acesse: http://www.vitoria.es.gov.br/cidade/visitar-vitoria

Se você for por sua conta, um local para iniciar a desbravar o centro é a Praça Costa Pereira. Alí você encontra uma praça bem cuidada e vários prédios históricos coloridos em seu entorno, bem como o Theatro Carlos Gomes, com sua arquitetura imponente.

No entorno da praça você também encontra o SESC GLÓRIA. O Centro Cultural Sesc Glória foi inaugurado em 27 de setembro de 2014. O edifício preserva as características da fachada de época, original de 1932 (projeto do engenheiro alemão Ricardo Wright, de arquitetura eclética), e apresenta um interior projetado e adaptado para abrigar um equipamento cultural contemporâneo. O Sesc Glória é um dos primeiros centros culturais do estado do Espírito Santo e um dos mais completos do país. Possui espaços voltados às Artes Cênicas, Artes Visuais, Cinema, Literatura e Música, além de uma Biblioteca especializada em Arte e Cultura com mais de 7 mil itens.

O centro de Vitória possui várias escadarias as quais dão acesso à parte alta e baixa da região portanto, ânimo e fôlego.As escadarias são: São Diogo, a Acyr Guimarães e a Djanira Lima. Fonte: Vitoria.es

Em estilo eclético, a escadaria São Diogo foi construída no local onde ficava o Forte São Diogo, na entrada da baía de Vitória, bem antes dos aterros, para impedir invasões no século XVIII. Com a expansão da cidade, o forte foi demolido no século XIX. A escadaria é usada para seguir da cidade baixa, onde fica a atual Praça Costa Pereira, até a cidade alta, próximo a Catedral.

Já a escadaria Djanira Lima, que liga a avenida Jeronimo Monteiro a rua Wilson de Freitas, próximo ao Mercado da Capixaba, foi construída em estilo eclético em 1929, pelo engenheiro Moacyr Avidos, filho do então governador Florentino Avidos.

A escadaria Acyr Guimarães dá acesso à rua Antônio Aguirre.

Bem no pé da Escadaria Acyr Guimarães você encontra o Espaço Thelema. Um espaço colaborativo, cultural e cheio de coisas legais. Endereço: Graciano Neves, 90.

Logo alí perto você encontrará a Rua 7 de Setembro, parte dela calçadão. Nessa parte do calçadão você encontra bares como Devassa, por exemplo e outros. Fim de tarde fica lotado portanto, chegue antes das 18h. Por alí você também encontra uma simpática praça para não fazer nada ( 🙂 ) e uns bons restaurantes, mas nada gourmetóides. A área é bem eclética e simples. Se você não gosta, nem vá.

Na 7 de Setembro altura 269, você encontra o VIX COMEDY CLUB, para rir e relaxar em um ambiente intimista.

Aquele “buteco” sem frescura no melhor estilo capixaba, numa casa antiga de esquina, com cerveja estourando e pestisco? ? O centro tem! É o Boteco da Panela. Endereço: 7 de Setembro, 434.

Minha experiência no centro de Vitória foi muito legal. Espero voltar para conhecer mais.

Lembre de baixar o mapa (menciono no início do post), para você conhecer os pontos históricos. São 51 locais!!

Veja também:

O QUE FAZER NA PRAIA DO CANTO

Organize sua viagem com FUIPORAIBLOG. Passagens, acomodação, Passeios e etc.

Clique na imagem

2 comentários em “O que fazer no centro de Vitória – ES”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + = 15

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima