16 lugares para conhecer usando a linha amarela do metrô

O que fazer pela linha amarela do metro

A linha amarela  do Metrô da cidade de São Paulo  liga o centro ao extremo oeste da capital conectando importantes pontos turísticos e centros de referência em ciência, arte e cultura da cidade

Vamos conhecer 16 lugares legais por esta linha:

ESTAÇÃO BUTANTÃ – INSTITUTO BUTANTAN

O Instituto Butantan, famoso por sua coleção de cobras, é o principal produtor de vacinas do país. Em sua sede localizada no bairro do Butantã, na Zona Oeste da cidade de São Paulo, podemos visitar coleções científicas zoológicas e participar de atividades educacionais e culturais através de quatro museus – o Museu Biológico, o Museu Histórico, o Museu de Microbiologia e o Museu de Saúde Pública Emílio Ribas.

Endereço:  Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã.

ESTAÇÃO FARIA LIMA – LARGO DA BATATA

Situado na intersecção de algumas das ruas mais famosas da cidade, como a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Rua dos Pinheiros, o Largo da Batata é um importante espaço público da cidade, tanto por concentrar pontos de ônibus e a estação Faria Lima do metrô, quanto por servir de palco para manifestações diversas. Cercado por bares, a região recebe intervenções artísticas, skatistas, músicos e pessoas de todas as idades.

ESTAÇÃO FARIA LIMA – INSTITUTO TOMIE OHTAKE

Inaugurado em 2001 pelo filho de Tomie Ohtake, o prédio de traços futuristas foi primeiro pensado para expor apenas obras da artista, mas com o tempo acabou se tornando um importante centro cultural da cidade – além de sediar exposições, hoje ele possui livraria e oferece cursos relacionados às artes.

Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 201 – Pinheiros

ESTAÇÃO FRADIQUE COUTINHO – RUA DOS PINHEIROS

Os amantes de gastronomia, mixologia e música precisam visitar a Rua dos Pinheiros. Localizada no Baixo Pinheiros, a saída da estação Fradique Coutinho nos coloca bem no meio de seus vários bares e restaurantes. Tem opções para todos os gostos : cantina italiana, hamburgueria, casas árabes e alemãs, bares de drinques e botecos, sem falar da mais nova casa de shows de São Paulo, a Casa Natura Musical, na esquina com a Rua Artur de Azevedo.

ESTAÇÃO FRADIQUE COUTINHO – BECO DO BATMAN

Localizado no bairro boêmio de Vila Madalena, o famoso Beco do Batman recebeu esse nome por conta de um grafite do personagem.  Hoje conta com diversos outros trabalhos, inclusive de artistas famosos, e recebe visitas guiadas.

Endereço: R. Gonçalo Afonso – Vila Madalena

ESTAÇÃO PAULISTA- AVENIDA PAULISTA

A Avenida Paulista por si só já é uma atração à parte. Com prédios dos mais variados estilos arquitetônicos e pessoas de diversas tribos, é difícil encontrar alguém que não goste de caminhar ali. Mas, para além disso, a avenida também guarda grandes centros culturais como a Japan House , o Instituto moreira Sales, além do famoso MASP, que ostenta a mais abrangente coleção de arte ocidental da América Latina.

ESTAÇÃO PAULISTA – CAIXA BELAS ARTES

Tradicional reduto cinéfilo de São Paulo, localizado entre a Consolação e a Avenida Paulista, o Caixa Belas Artes também é conhecido por ter uma programação diferente. O espaço também é conhecido pelos Noitões e Cineclubes, que trazem clássicos e filmes cults para as telonas.

ESTAÇÃO PAULISTA – CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO

Pode parecer um passeio um tanto sombrio, mas o Cemitério da Consolação é um ícone da cidade em temas como arquitetura. Por isso, o Serviço Funerário instituiu a visita guiada, criando um roteiro para conhecer os túmulos de personalidades ilustres, como Tarsila do Amaral, e as obras de arte instaladas ali.

Endereço: R. da Consolação, 1660

ESTAÇÃO PAULISTA – ESTÁDIO DO PACAEMBU E MUSEU DO FUTEBOL

Localizados no mesmo ambiente, o Estádio do Pacaembu e o Museu do Futebol são ótimas pedidas para quem gosta não apenas de futebol, mas de cultura, esporte e arte como um todo. Inaugurado em 1940, o espaço comporta 70 mil espectadores e guarda o museu, que conta a história do esporte, abaixo de suas arquibancadas.

Endereço: Praça Charles Miller, s/n

ESTAÇÃO REPÚBLICA – PRAÇA DA REPÚBLICA

A Praça da República é um importante patrimônio histórico da cidade de São Paulo. Por ali passam diversos turistas e paulistanos diariamente, e isso se deve a sua proximidade com importantes ruas da capital. Além de abrigar o Museu da Diversidade Sexual – dentro do metrô –, recebe aos domingos a feirinha da Praça da República. Suas principais atrações são as pinturas e os desenhos – muitos artistas fazem suas obras ali durante a feira. Há também enfeites artesanais, roupas, bijuterias e outros artigos. Outra grande atração é a comida, como churrascos, doces e empanadas chilenas.

ESTAÇÃO REPÚBLICA – BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE

Fundada em 1925, a Biblioteca Mario de Andrade é considerada a maior do Brasil e é dona do segundo maior acervo documental e bibliográfico do país.

Endereço:  R. da Consolação, 94

ESTAÇÃO REPÚBLICA – COPAN

Projetado na década de 1950 por Oscar Niemeyer, o prédio se tornou um dos símbolos da cidade e um de seus pontos turísticos mais procurados. Entre as centenas de apartamentos residenciais e dezenas de estabelecimentos comerciais, são organizadas visitas gratuitas durante a semana (De Seg à sexta das 10h20 às 10h50, das 15h20 às 15h50), que levam o visitante até o topo do edifício de 115 metros de altura. É um ótimo lugar para apreciar o centro da cidade do alto. Aproveite também para tomar um café no tradicional Café Floresta no térreo do edifício, entre outros.

ESTAÇÃO REPÚBLICA – EDIFÍCIO ITÁLIA

Um dos maiores prédios da cidade também é aberto à visitação. No topo do edifício se encontra um dos restaurantes mais famosos de São Paulo: o Terraço Itália. Lá é possível jantar e beber alguns drinks apreciando a nossa bela cidade do alto, mas também existe a opção de subir sem ter que pagar pela comida. A visitação ao terraço panorâmico no 41º andar ocorre todos os dias das 15h às 19h, com taxa de R$ 30,00 por pessoa e direito a um drink sugerido pela casa. Até 2016  havia visitação sem pagar nada. Site

Endereço: Avenida Ipiranga, 344

ESTAÇÃO LUZ – PINACOTECA E PARQUE JARDIM DA LUZ

Considerado o museu de arte mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca do Estado foi fundada em 1905, com apenas 26 obras. Hoje o acervo conta com cerca de nove mil peças que retratam a produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Enquanto o segundo andar abriga o acervo fixo do museu, o espaço do primeiro andar do prédio é reservado para exposições temporárias, que ocorrem periodicamente. Do lado de fora, se encontra o mais antigo parque de São Paulo, o Parque Jardim da Luz, que foi construído originalmente como Horto Botânico. Entre o belo espelho d’água, as árvores e uma gruta com cascata, o lugar é um ótimo lugar para relaxar. Dependendo do dia da visita, o parque ainda surpreende os visitantes com apresentações espontâneas de músicos amadores.

ESTAÇÃO LUZ – ESTAÇÃO DA LUZ

A própria Estação da Luz é um lugar que vale a pena ser visitado em São Paulo. Na época da República que ficou conhecida como “café com leite”, a Estação, com sua arquitetura fascinante, era símbolo de poder dos paulistanos. Fundada em 1901, por ali chegaram muitas figuras importantes e imigrantes de origens diversas durante o século 20. Inspirada na arquitetura vitoriana das terras britânicas, é um daqueles lugares que nos fazem sentir fora do país. A estação foi construída por ingleses e contou com a ajuda de estruturas trazidas diretamente do país europeu. O grande relógio que se vê na Luz é inspirado no famoso Big Ben, e a fachada, nas estações de trem do país europeu.

Quando você visitar São Paulo, pegue a linha amarela do metrô e desbrave a cidade!

Organize sua viagem com FUIPORAIBLOG. Clique na imagem abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 6 = 9

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima