Catânia – Sicília – Parte I

Catania Sicilia

Catânia não é a capital da Sicília, mas é onde tem a maior concentração urbana da ilha. É aqui que dizem que se dorme mais tarde, devido a sua ótima vida noturna com bares, restaurantes e etc..

A cidade foi fundada em 729 a.c pelos gregos.

Locação de temporada

Vamos conhecer onde ela exatamente fica:

Estamos no extremo sul da Itália  e, de acordo com os próprios italianos, outra Itália. Uma itália menos “glamorosa”, menos “in”, menos sofisticada e menos “gourmetizada”, mas com certeza, com uma história rica, uma das melhores cozinhas  e sem dúvida o seu carro chefe. o povo. A simpatia e a simplicidade.

Pouco conhecida pelos brasileiros, ela pode estranhar  por não ser para alguns, aquele local sofisticado estilo europeu, clima com neve, hotéis cinco estrelas e toda “sofisticação” que cidades como Milão, Veneza e Florença podem oferecer. Não venha para cá querendo e esperando encontrar isso. Espere uma cidade com construções escuras devido serem feitas com pedras lávicas e em estilo barroco.

Como chegar em Catânia:

  • A maneira mais fácil e rápida, se você estiver no norte da Itália ou Roma, é ir de avião. Há dois aeroportos em Catânia, mas o mais próximo ao centro é o aeroporto de FONTANAROSSAE dele, para chegar ao centro há duas formas: de táxi (Cerca 28,00 Euros – dez/2016), ou de ônibus que passa pelos principais hotéis ou bem no centro pela empresa ALIBUS que custa 4 Euros.
  • Se você estiver pelo sul da Itália (Calábria), pode ir de trem.

Transporte público em Catânia:

Complicado!

Há um metrô que sai de lugar algum que leva a lugar nenhum de interesse a nós turistas. 🙁

Ônibus é muito demorado e pouca frequência.

Como as coisas mais interessantes na cidade conseguimos chegar a pé, melhor andar..sério!

Comida típica da Catânia:

Arancino (ou arancina no siciliano) é um produto tradicional da culinária da ilha da Sicília. Trata-se de um bolinho de arroz frito, com um diâmetro entre 8 e 10 cm, recheado com um molho de carne picada. Por vezes, é também recheado com molho de tomate, queijo mozzarela, ervilhas ou outros ingredientes.

O arancino foi inspirado pelos árabes, que habitaram a região e consumiam arroz e açafrão, com ervas e carne. A parte panada foi introduzida na corte de Frederico II, como forma de conservar durante mais tempo o alimento, quando fosse necessário transportá-lo, em viagem, na caça ou no trabalho no campo.

Em Palermo, celebra-se anualmente o dia de Santa Luzia, em 13 de dezembro, sendo tradicional o consumo de arancinos com vários recheios e formas.

Os cannoli são uma sobremesa proveniente da Sicília que consiste em uma massa doce frita em formato de tubo, recheada de um creme de ricota ou creme de baunilha,doce de leite e outros recheios.

Originado em Palermo e Messina, o cannolo era feito historicamente durante as festividades do carnevale italiano, provavelmente como um símbolo de fertilidade. Embora tenham influências gregas e árabes, assim como a cassata siciliana, o cannolo foi produzido ainda antes da dominação árabe. No ano de 75 A.C

PASTA ALLA NORMA (massa + berinjela + manjericão + alho + tomates + Ricota)

A história do prato:

Apesar de ter vivido apenas 34 anos, o compositor siciliano Vincenzo Bellini (1801-1835) ficou conhecido pela extraordinária produção artística, pelo tempo devotado às mulheres e por haver inspirado um famoso molho de macarrão. Deixou várias óperas, sendo Norma, em dois atos, a sua obra-prima. Foi tão importante para a música da época quanto os contemporâneos Gioacchino Rossini, Fréderic Chopin e Franz Liszt. Colecionou amantes. A mais famosa seria Giuditta Cantú Turina, mulher casada. Pelo seu comportamento machista, as feministas do século 20 apedrejaram-lhe a memória. Bellini achava normal uma mulher trair o marido com ele, mas rompia com ela caso se relacionasse com um terceiro homem.

Na gastronomia, inspirou a perfumada e colorida receita de spaghetti alla Norma. O nome veio da ópera homônima, que conta a história de uma druida, espécie de sacerdotisa encarregada das tarefas de aconselhamento, ensino, questões jurídicas e filosóficas na sociedade celta. Chamava-se Norma (soprano). Desrespeitando o voto de castidade, mantém um romance secreto com o procônsul romano Polliano (tenor). O relacionamento termina em tragédia. Norma confessa publicamente o amor proibido e a condenam à morte. É executada junto com Polliano.”

Locação de temporada

Onde comer:

Cathedral´s Bar (Via Giuseppe Garibaldi- bem na Piazza Duomo). Serve ótimos aracini, pasta, paninis, pizzas e a Pasta alla Norma com ótimos preçços.


Pasticceria Savia  (Via  Etnea 302) –  O melhor arancino da cidade. Só que sempre lotado!

O que visitar / ver em Catânia:

O ponto de encontro em Catânia é a PIAZZA DUOMO, com alguns bares, restaurantes, igrejas, monumentos e onde o povo se reúne final de tarde.

Catedral de Sant’Ágata está localizada na Piazza Duomo. Destaca-se como uma autêntica joia do barroco italiano, rica em detalhes e estética. Está cnsagrada. à veneração de Santa Ágata, a jovem virgem que segundo a tradição cristã, foi submetida a martírios pelo cônsul romano e sacrificou sua vida antes de se entregar à fé.

A Catedral de Sant´Ágata  foi iniciada no século XI (1078-1093), destruída por terremotos, pelo vulcão Etna e por fogo,

A Fontana dell’Elefante  – A fonte do elefante é uma das principais atrações da cidade de Catânia e seu emblema. Em frente à catedral Sant’ Ágata, a fonte foi construída em 1737 por Giovanni Battista Vaccarini. Acima do elefante é um obelisco de mais de 3 metros de altura. O elefante iria proteger a cidade de erupções do vulcão Etna.

No lado norte da praça, o Palácio dos Elefantes, que hoje abriga a prefeitura da cidade.

Fontana dell’Ameano foi construída em  1867 em mármore carrara pelo mestre napolitano Tito Angelino. A fonte simboliza o rio Amenano o qual passa por baixo da cidade antes de desaguar no mar.

Mercato del Pesce Na rua atrás da Fontana dell’ameano, um mercado de rua típico mediterâneo com peixe, carne, frutas,verduras. Todos os dias das 8 às 13h. Vale a pena conhecer:

E você..já visitou Catânia? O que achou?

Você poderá gostar do outro post sobre Catânia. Clique aqui

Locação de temporada

Você pode descadastrar-se quando quiser.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 1 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima