“Alguns bares parecem feitos sob medida, são como beijos que fazem milagres em feridas”, escreveu o poeta Daniel Salzano
A cidade de Córdoba tem muitos cafés e bares para encontros, alegrias e tristezas. Eles pertencem a todos, alguns são únicos e especiais por seu legado e tradição.
Neste post vamos ver alguns cafés e bares tradicionais do centro da cidade, os quais você precisa visitar.
Índice de conteúdo
1- LA TASCA DEL PASEO
La Tasca del Paseo foi fundada em 1975 no coração do Centro Histórico. Nasceu da ideia de duas famílias de Córdoba –Feducia e Vitale–, e por mais de 20 anos permaneceu nas mãos apenas da família Feducia. Desde a sua inauguração oferece um cardápio de sanduíches e pratos que ainda são clássicos.
É um bar tradicional, com garçons vestidos com paletós à moda antiga, localizado em uma bela passagem com muito verde e mesas do lado de fora.
Endereço: Reitor Funes 163.
2- EL QUIJOTE RESTO BAR
Foi inaugurado em 1972 e até hoje continua oferecendo seu espaço para bate-papos e ótimas refeições. É o bar que deu um toque estético, tornando-o mais urbano, atual , mas quando se entra respira-se anos bem cuidados.
Endereço: Velez Sarsfield, 21
3- EL RUEDO
Icônico Bar da Cidade, localizado em frente à Praça do Fundador. Foi palco da passagem de diferentes políticos da cena cordobesa e ponto de encontro dos mais influentes.
Foi e continua a ser um marco obrigatório para os cidadãos e visitantes.
É gerida pela empresa familiar Gálvez, os mesmos que a fundaram e que já vai na sua quarta geração. A essência é ser o bar do costume, do convívio, dos professores e amigos, do bar espanhol, dos imigrantes, do sacrifício, da comunidade, da família.
Endereço: Obispo Trejo 84
4- SOROCABANA
Fundada em 1956, em local anteriormente ocupado pela drogaria e farmácia Del Inca. Localizava-se na esquina de San Jerónimo e Buenos Aires, em frente à Plaza San Martín, de onde se avista a Catedral e o Cabildo Cordovão.
Em 2022 mudou-se para a quadra seguinte , em frente ao Banco de Córdoba, sempre na San Jerónimo.
É um prédio histórico que faz parte da nova Superquadra do Bairro Histórico . O local foi a “trincheira” do grande poeta cordovão Daniel Salzano, e isso deu ainda mais fama ao bar. Com localização estratégica, é passagem obrigatória para o turista que transita pelas ruas da cidade.
Endereço: São Jerônimo 125
5- CONFITERIA LA REAL
Entre a zona do Mercado, o antigo Teatro de Comédia, o edifício “la Gilette”, esta tradicional doçaria testemunhou histórias, encontros, momentos e amizades, com mais de 56 anos de experiência desde 1967.
Reúne tantas histórias quanto a avenida onde está localizada, a Olmos: chegou na década de 1960 e floresceu com a ascensão do Teatro de Comédia , o movimento dos bancos, do Mercado, das ruas de pedestres e escritórios.
É um bar para artistas, atletas, escritores e todos que estão na área. De lá se tem uma vista privilegiada do La Mundial , um prédio vizinho bem estreito.
Endereço: Avenida Olmos 101
6- EL SOLAR DE TEJEDA
É um negócio familiar que começou em 1996. O edifício que alberga este bar era propriedade de Tristán Tejeda, que chegou à cidade com Jerónimo Luis de Cabrera, o fundador de Córdoba, em 1573. Como era habitual na época, o melhor as terras eram destinadas aos que lhes eram mais próximos.
Sua essência é ser um belo edifício colonial, um refúgio no vertiginoso centro de Córdoba. O edifício faz parte do convento Las Carmelitas Descalzas. O restaurante integra o que era a parte de serviço da casa, e ainda mantém semelhanças e reminiscências da arquitetura colonial. Entrar ali transporta-te para outros tempos.
Endereço: 27 de Abril 23
Já conhece algum?
LINKS
UM PASSEIO PELO CENTRO HISTÓRICO DE CÓRDOBA