Aplicativo, vacinas e viagens internacionais

Do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, quarta-feira (26/05), saiu novidade.

Aplicativo, vacina e viagem internacional

Um post interessante no Goiás turismo sobre o assunto:

Dany Oliveira, diretor Brasil da IATA, sigla em inglês para International Air Transport Association, ou Associação Internacional de Transportes Aéreos, em português, apresentou o panorama aos participantes dos estados, apontou sinais de recuperação ainda que lenta, por causa da morosidade da vacinação em muitos países, e da importância de se ter informações precisas sobre a saúde dos passageiros.

De acordo com Oliveira, o turista precisa se sentir confortável para voltar a viajar e o setor tem a responsabilidade de implantar as melhores práticas mundiais. Para isso, é preciso informar aos passageiros sobre testes, vacinas e outras medidas exigidas para a viagem, detalhes sobre onde fazer exames que sejam aceitos, além de ter como comprovar a vacinação de forma verificável e segura, protegendo a privacidade do viajante. Para o diretor da IATA, essa é a chave que dará aos governos a confiança para abrir fronteiras.

Para enfrentar este desafio, a Associação lançou o IATA Travel Pass, uma espécie de Certificado Digital Internacional de Vacinação e Testes de Covid, como um elemento fundamental para a retomada segura das viagens internacionais. “É um aplicativo universal, de código aberto, que traz informação confiável para acelerar a retomada da aviação com segurança. Não é o futuro, é o que precisamos agora!”, disse Oliveira. 

O aplicativo, que está em teste, é gratuito para todos: viajantes, governos, laboratórios e companhias aéreas. Ele permite que o passageiro encontre dados sobre testes e vacinas para sua viagem, que os laboratórios possam emitir certificados reconhecidos pelos governos, que têm meios para verificar a autenticidade dos testes ou vacinações e que as companhias aéreas tenham capacidade de informar seus passageiros com precisão se eles atendem aos requisitos para a viagem.

Quando o turista recebe o “Ok to travel” no aplicativo, significa que seus dados foram checados e validados. O IATA Travel Pass, garante o diretor, é uma solução segura e fácil de usar, as informações são armazenadas no celular do usuário e ninguém mais tem acesso. Dany Oliveira ressalta que ainda não há um certificado internacional da vacina contra a Covid-19, que a Anvisa não criou um documento interno e nem mesmo a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem padrão. Mas ele lembra que é importante considerar que 98% das exigências atuais da OMS são atendidas pelo ConectSUS, aplicativo nacional com dados que são a base para alimentação do IATA Travel Pass.

De acordo com o presidente do Fornatur, Bruno Wendling, o aplicativo da IATA é fundamental: “seria o ‘novo passaporte’ durante e pós-Covid, para que a gente tenha acesso a qualquer país do mundo com segurança, afinal de contas vão estar lá nossas informações básicas e as informações sobre a vacinação. Ele é muito útil para o Brasil, que vai ter que usar um sistema interligado ao IATA Travel Pass, para que a gente possa voltar no tempo certo, com a diminuição da pandemia, a receber os turistas internacionais. Esperamos, inclusive que Anvisa acelere a validação da certidão digital que o SUS tem, para que faça a integração com os apps internacionais, especialmente esse da IATA.”

Fonte: goiasturismo.go.gov.br

O que você acha da ideia? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 4 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima