Garbatella é um bairro popular, calmo, simpático e romano. Bem resumido seria isso. Sobre este bairro que falaremos.
Garbatella é um mundo a parte dentro de Roma. Distante de toda confusão turística. Parece uma pacata cidade do interior que dá para se alcançar por metrô e rapidinho.
O bairro, no ponto de vista turístico, não tem muito a oferecer se você procura badalação,restaurantes da moda, lojas e etc, embora já esteja sendo descoberto e visto com outros olhos.
Para quem chega de metrô, estação Garbatella, nada de novo. Apenas um bairro de classe média com prédios de apartamentos.
A parte mais antiga do bairro foi construído nas décadas de 1920-1940, durante o fascismo. O projeto era baseado no conceito da “cidade jardim” (garden city) criado na Inglaterra, e tem muitos espaços verdes. Foi projetado por blocos por diferentes arquitetos e isso produziu uma grande variedade de decorações, com detalhes em estilo medieval, renascentista ou barroco.
A área comum dos conjuntos de prédios, aqui chamados “lottis” foram projetadas para que houvesse uma área verde e encontro informal entre famílias do conjunto.
O rei Vittorio Emanuele III tinha planejado um novo porto fluvial que ligaria a cidade de Roma com a cidade costeira de Ostia. As colinas entre elas foram urbanizadas, e novas casas foram construídas para os trabalhadores do porto. As obras do porto nunca foram iniciadas, e o bairro acabou abrigando muitas famílias deslocadas
Durante a segunda Guerra, a Garbatella foi uma das zonas da cidade que mais apoiou a resistência dos “partigiani”, reafirmando a sua fama de bairro operário e “vermelho”.
A cidade cresceu, o bairro também mas ainda é possível encontrar a sua fisionomia peculiar, composta por hortas, roupas que enxugam ao sol em varais improvisados, amoladores de facas que anunciam os seus serviços com megafones e os becos.
No bairro também podemos encontrar a Piazza Damiani Sauli com a Parochia San Francesco Saverio, o Teatro Ambra alla Garbatella e prédio estilo fascista onde funciona uma escola e a ASSOCIAZIONE PER LA PROMOZIONE DELL’AUTONOMIA NELLO SVILUPPO PERSONALE,
E, para fechar visita com chave de ouro numa tarde fria, chocolate quente com doces!!! 🙂
Esse local é maravilhso! Fica na praça, lado oposto às construções fascistas. Chama-se Crema e Cioccoolato.
Endereço: Piazza Damiano Sauli, 11, Garbatella,
Se você for ao bairro no final de semana, poderá visitar o Farmer’ s Market Garbatella (Via Francesco Passino), aberto sábados e domingos das 9:00 às 18h.
Como chegar em Garbatella?
Metrô, linha B, estação Garbatella.
Hora de ir embora do bairro.
Ci vediamo, Garbatella!
A presto!
Seguro para Europa é obrigatório. Clique na imagem e faça cotação:
Você também poderá gostar de:
15 BAIRROS DE ROMA E SUAS CARACTERÍSTICAS
Nanni Moretti passou por Gabatella em seu “Caro Diario”…. E eu assisti uma “novelinha” italiana que se passava exatamente aì!
S2
Que bacana Juliana!