A comida turca é maravilhos e uma qualidade sem igual. Tanto salgados como doces.
Este post é sobre 10 pratos que você precisa experimentar na cidade.
A comida turca é saudável, barata e com ingredientes de qualidade. Os doces não são açúcar puro, mas avisando que, se você tiver problemas com pimenta, peça sua comida sem, porque geralmente ela vem com!
Índice de conteúdo
1 – ÇIG KÖFTE
Çiğ köfte é a versão turca do bife tártaro, tradicionalmente feito com carne crua moída de alta qualidade (ou cordeiro) combinada com bulgur ( um grão integral semelhante à quinoa), pasta de tomate, cebola, alho, pimenta e uma seleção de especiarias turcas. O prato é consumido como uma entrada, e normalmente é servido quase frio.
Nos últimos anos, devido aos regulamentos de segurança alimentar e preocupações com a saúde, a carne é hoje quase sempre substituída por bulgur e nozes moídas, mas essas versões vegetarianas são tão boas que as pessoas geralmente não conseguem diferenciá-las da real.
2 – LAHMACUN
Embora lahmacun seja popularmente apelidado de pizza turca , esse nome não faz justiça ao que esse deleite crocante e pastoso coberto com carne picada picante realmente representa. Na Turquia, lahmacun é a melhor comida de rua e um lanche favorito na hora do almoço.
Ele pode ser encontrado em inúmeras barracas de rua, bem como em praticamente qualquer restaurante tradicional turco, mas também em restaurantes de kebab, onde normalmente servem mini lahmacuns como aperitivos. O lahmacun perfeito é feito numa bola de massa de sêmola em um disco fino que é levemente espalhado com carne – cordeiro ou carne bovina, picada em uma pasta junto com pimenta, cebola e outros temperos.
3 – TURSU
Turşu é o nome comum para uma variedade de vegetais em conserva turcos de todas as formas, tamanhos e cores, incluindo berinjela, abobrinha, cebola, cenoura, pepino, beterraba, alho e folhas de uva. Os vegetais são colocados em uma jarra com vinagre e salmoura e armazenados por alguns meses.
A tradição da decapagem remonta a milhares de anos, quando os vegetais frescos eram conservados ao longo do ano para consumo nos meses de inverno. Turşu é frequentemente servido como aperitivo, enquanto turşu suyu – o saboroso suco de picles – é frequentemente servido como refresco nos dias quentes de verão.
4 – KURU FASULYE
Este tradicional ensopado de feijão branco turco é típico em praticamente todos os lares e restaurantes. Kuru fasulye se traduz em feijões que são primeiro embebidos e depois cozidos junto com cebola picada refogada, pimentão verde e molho de tomate.
O prato também pode ser enriquecido com carne – tipicamente cordeiro – em uma variação conhecida como etli kuru fasulye .
5 – KÖFTE
Kofta ou köfte são almôndegas fritas do tamanho de nozes, geralmente feitas de carne moída ou cordeiro. É um prato popular de entrada em restaurantes turcos.
Köfte vêm em vários níveis de tempero e em inúmeras formas – O kadin budu revestido de ovo e frito a Adana kofte do sudeste da Turquia. No leste da Turquia, a variedade mais popular é chamada içli köfte , cheio de sabor devido à grande quantidade de manteiga no recheio.
6 – LOKUM
Lokum são cubos açucarados ( mas nao muito), da Turquia baseados em um gel de amido e açúcar. Tradicionalmente, o lokum é aromatizado com água de rosas, limão, laranja bergamota, aroeira ou hortelã, mas o favorito turco continua sendo um lokum de geleia simples combinada com pistache.
Existem também outras variedades, usando ingredientes como canela, tâmaras, avelãs ou nozes. Esses cubos são normalmente oferecidos com chá e café após o café da manhã, almoço e jantar na maioria das casas turcas. Os doces foram inventados por Bekir Affendi, que veio da Anatólia para Istambul em 1777.
7 – MANTI
Manti são bolinhos turcos tradicionais recheados com carne moída temperada e cebola. Os bolinhos são mais comumente cobertos com um molho composto de iogurte e alho. O nome do prato é derivado de mantu , que significa bolinhos , e eles foram originalmente trazidos da Ásia Central para a Turquia por tribos turcas nômades no século XIII.
Hoje, os bolinhos de manti são populares em toda a Turquia, bem como em várias outras cozinhas, como armênia, afegão e asiática central.
8 – GÖZLEME
Gözleme é um pão achatado turco que consiste em farinha, água, fermento, azeite e iogurte, o que evita que o pão achatado fique muito quebradiço. A massa é recheada com ingredientes como carne, legumes, ovos, vários queijos ou cogumelos, e depois é assada em uma grelha.
Originalmente, o gözleme era servido no café da manhã ou como um lanche leve da tarde, mas hoje tem um status de fast food popular que pode ser encontrado em todos os restaurantes, carrinhos de comida e cafés do país.
9 – SIGARA BÖREGI
A sigara cilíndrica böreği é uma famosa massa turca frita. Estes pequenos e crocantes rolinhos de massa fina são recheados com uma mistura cremosa de queijo e salsa. Eles são tradicionalmente feitos com folhas de massa fina de yufka , um ingrediente comum em muitas variedades de boregi, ou com uma massa filo mais grossa.
Misturado com salsa fresca e (às vezes) ovos, o queijo é espalhado sobre a massa em forma de triângulo, que é então moldada em forma de charuto e frito.
10 – BALIK EKMEK
Balik Ekmek nada mais é do que um sanduíche de peixe e bem popular em Istambul. Feito de pão, peixe, pimentão, tomate e cebola..Bem saboroso.
Obs: Procure experimentar esses pratos fora das áreas: Taksim, Ponte de Galata, Eminonou e Sultanahmet, pois são áreas 200% turísiticas e portanto caras e sem o real sabor turco. São adaptados para turistas. Portanto, sem graça.
Quer mais dicas de Istambul? Aguardeo lançamento do e-book para dezembro /22
11 – PASSEIOS
Passeios pela Turquia? Veja mais:
12 – LINKS
Você também poderá gostar de:
6 APPS PARA VOCÊ USAR EM ISTAMBUL