Vila Itororó – Local único em SP

Vila Itororó São Paulo

A cidade de São Paulo é cheia de locais interessantes para conhecer. Vamos ver um deles. A Vila Itororó.

Vamos ver neste post um pouco da história do local, sua revitalização e o que acontece hoje por alí.

Há algum tempo estava com vontade de visitar este local no bairro Bela Vista e, numa tarde mais amena de fevereiro, resolvi ir. Um local único que promete boas interações por alí, mesmo que ainda fraco devido à pandemia. Vamos começar com um pouco de história BEM resumida do local.

HISTÓRIA

Vila Itororó, um conjunto arquitetônico idealizado pelo português Francisco de Castro, com mais de 10 edificações, todas construídas ao longo do século XX, para residências e lazer, em uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados, e feito com muito material reaproveitado do Teatro São José.

Fotos da Vila Itororó na época de esplendor. Fotos: Prefeitura de São Paulo.

A construção da Vila começou em 1922 e foi finalizada em 1929, sem nenhum estilo arquitetônico definido, idealizada pelo comerciante e empreiteiro português, Francisco de Castro.

Com o fim do teatro São José e a venda para The São Paulo Tramway Light & Power, a construção foi demolida e suas decorações, colunas gregas, vitrais e esculturas, foram arrematadas por Francisco de Castro, que levou tudo para seu terreno, onde construiu a Vila Itororó, que foi simplesmente a primeira obra brasileira feita quase que na totalidade com material reciclado de outra construção.

No local, além da mansão de Castro, haviam 35 casas de aluguel para que ele pudesse viver financeiramente bem. Além disso, a Vila teve a primeira piscina particular de uso público da cidade São Paulo.

Com o passar dos anos, o local tornou-se cortiço e, a partir dos ano 70 , a degradação já era visível. Francisco de Castro morreu sem deixar herdeiros, e a Vila Itororó foi tomada por credores, que a doaram para o Hospital Beneficente Augusto de Oliveira Camargo.

A degradação foi acentuada por volta de 1997, quando a Fundação Leonor de Barros Camargo, mantenedora do Hospital, desistiu de cobrar aluguel dos imóveis que compõe a Vila. Em 2006, a área foi declarada de utilidade pública pela prefeitura de São Paulo, e logo teve início um processo de desocupação das pessoas que viviam alí.

O PROJETO DE RESTAURO

A primeira proposta de restauração do espaço da Vila Itororó e sua conversão em centro cultural nasceu em meados dos anos 1970, de um grupo formado pelos arquitetos Benedito Lima de Toledo, Claudio Tozzi e Décio Tozzi, junto à curadora Aracy Amaral e ao paisagista Burle Marx. No entanto somente em 2006 a Vila foi desapropriada, quando foi decretada área de utilidade pública pelo governo do Estado e pela prefeitura de São Paulo para fins culturais.

Em 2013 o Instituto Pedra inicia a elaboração de um novo projeto de restauro, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo. O projeto teve utilização de recursos captados através da Lei de Incentivo à Cultura como forma de viabilizar sua execução. O projeto abarcou o levantamento arquitetônico da Vila Itororó, a adaptação/criação de um projeto de restauro e a execução das obras das edificações 5, 6, 7 e 11.

Veja mais aqui, no site da Prefeitura de São Paulo, sobre o restauro e mapas.

A VILA ITORORÓ HOJE

Hoje, aberta ao público com diversas atividades artísticas e culturais ativando os espaços já restaurados e as áreas comuns que foram revitalizadas para receber o público.

Uma das áreas mais legais que achei foi a cozinha pública, onde existe uma cozinha equipada para você levar seus mantimentos, cozinhar, sentar por alí, almoçar e apreciar o local ou, quem sabe, tocar piano.

Você também poderá conhecer as casas ,que um dia foram de aluguel, e ler um pouco sobre a história do local.

Você encontra também o Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial Vila Itororó (CRPIR), presta atendimento e orientação multiprofissional em casos de discriminação racial. O serviço também oferece oficinas, debates, ações culturais e outras atividades relacionadas à promoção da igualdade, sendo um local permanente de valorização e respeito à identidade étnica no município de São Paulo.

Você pode encontrar uma programação variada no local consultando o Instagram Vila Itororó, ou pelo SITE.

Você poderá gostar também de:

A FEIRA DO BOM RETIRO

CONHEÇA O MERCADO DA LAPA

Aproveite e-books em oferta na KINDLE AMAZON.

Veja mais clicando na imagem e você será levado /a ao site Amazon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 79 = 89

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima