Entenda como viajar pela Europa

Espaço schengen e União Europeia

Há uma grande confusão, às vezes, de como viajar pela Europa e tempo de permanência por lá.

Neste post, vamos ver a diferença entre Espaço Schengen e União Europeia (o que não é a mesma coisa), bem como período de permanência o qual brasileiros podem ficar legalmente.

1 – ESPAÇO SCHENGEN NÃO É MESMO QUE UE

Fique esperto! Espaço schengen é diferente de União Europeia, emboras ambos na Europa. Para quem não sabe, os países do espaço Schengen incluem 22 dos 28 países da União Europeia, e mais quatro países que não pertencem à UE. Ou seja, é importante não confundir uma coisa com a outra para não ser pego de surpresa na imigração.

Essa zona territorial inclui os 26 países europeus que assinaram um acordo para pôr fim a todos os controles nas fronteiras internas, o que significa que os cidadãos brasileiros podem viajar livremente naquele espaço sem terem de mostrar os seus passaportes novamente em controle de imigração, como se estivessem viajando em um único país.

IMPORTANTE: O procedimento de entrada de brasileiros na área Schengen vai mudar no segundo semestre de 2023. Para saber mais, leia aqui.

Brasileiros têm o direito de ficar até 90 dias consecutivos ou alternados (entrar e sair várias vezes desde que não ultrapasse o total de dias), dentro de um período de 6 meses, a contar da data da primeira entrada.

Seu passaporte é carimbado assim que você chega em algum dos países desse território e só será carimbado de novo na saída, quando deixar qualquer um dos países do acordo. Por exemplo. Você chega na Alemanha e seu passaporte é carimbado como entrada Espaço Schengen, se você seguir viagem até Hungria, não será carimbado novamente.

Conheça todos os países que pertencem ao Espaço Schengen aqui.

2 – VIAJANDO FORA ESPAÇO SCHENGEN

Fora do Espaço Schengen, cada um dos outros países europeus são tratados como territórios individuais e todos eles têm também entrada livre para brasileiros turistas, com total de 90 dias de permanência cada.

Então uma vez que já passou seus 90 dias de Schengen, para seguir viajando pela Europa basta ir a um desses outros países europeus, que também têm entrada livre para brasileiros, sem precisar de visto para quem viaja como turista.

Dê uma olhada na lista quais são os 13 países fora do Schengen: Albânia, Andorra, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chipre, Croácia, Reino Unido, Irlanda, Romênia, Rússia, Sérvia, Turquia e Ucrânia.

OBS: O Reino Unido é o único território Europeu onde brasileiros podem ficar até 180 dias consecutivos. Ele é formado pelos países Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e Wales e é tratado como um único país, ou seja o tempo de permanência total é contato uma vez que você entra nesse espaço, não importa em qual dos quatro países você esteja (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte)

3 – SAIR E ENTRAR NOS TERRITÓRIOS EUROPEUS

Em qualquer um dos territórios (Schengen ou não), você têm duas possibilidades: ficar direto no tempo total permitido ou entrar e sair várias vezes dentro do período permitido, conforme o roteiro da sua viagem.

A não ser que você realmente goste de ficar passando por imigração, aconselho a primeira opção.

RESUMINDO:

O período permitido do total de dias funciona assim para cada território: Schengen: 90 dias dentro de 6 meses, Reino Unido: 180 dias dentro de 1 ano, outros países: 90 dias dentro de 6 meses.

4 – PENALIDADES

Há muito tempo…cerca de 30 anos atrás, havia a possibilidade de sair da Inglaterra já a poucos dias de direito de permanência expirar, focar em Portugal por uns dias e retornar a Inglaterra para mais 6 meses. Hoje, isso não existe…é furada! Não faça.

O controle de imigração é muito rígido com quem desrespeita as regras de tempo de permanência do território. Podem aplicar desde multas caras até proibição da entrada no território novamente por um longo período ou mesmo deportação, dependendo de quanto tempo você ultrapassou. Então fique atento às datas

5 – SEGURO VIAGEM

Para países da Europa, é obrigatório seguro viagem. Faça sua cotação com o parceiro Seguro Promo ou Safety Wing, aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

23 + = 25

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima