São Paulo – 6 Feiras Culturais

São Paulo é a terra de todas as culturas,todas as tribos, tem feira livre e feirinha gastronômica / cultural de todos os povos para todos os gostos.

Algumas feiras culturais acontecem em diferentes épocas do ano.

Confira 6 delas:

 

1) Feira Italiana I – Festa de  São Vito

São Paulo abriga uma das maiores comunidades italianas fora da Itália, por isso também temos as melhores festas italianas. A festa de São Vito tem mais de 90 anos, e é organizada pelas famílias do bairro do Brás para arrecadar fundos para a creche São Vito. Os destaques são os pratos italianos bem tradicionais, como o guimirella (um churrasco de fígado) e a ficazzella (um tipo de pastel com tomate e queijo).

Essa feira acontece todos os finais de semana de junho.

Onde fica:  Rua Polignano A Mare – Brás – Próximo Museu Catavento.

2)  Festa Italiana II – Festa de Nossa Senhora Achiropita

É a festa italiana mais famosa de São Paulo e organizada pela paróquia de mesmo nome e o lucra vai para suas obras sociais.

É bom ir com bastante espaço no estômago. Prove a tradicional fogazza caseira de queijo, mas também tem a polenta com molho de tomate, a macarronada e a pizza… 🙂

Onde fica? No Bixiga, óbvio! – Ruas 13 de Maio, São Vicente, e Dr. Luiz Barreto

A feira acontece em agosto, todos os sábados, das 18h às 0h e aos domingos, das 17h30 às 22h30

3) Festa Italiana III – Festa de San Gennaro

Na Mooca tem a Festa de San Gennaro em setembro. Outro antigo reduto da colônia em São Paulo. Esta tem mais de 40 anos de tradição. As barracas de rua também vendem pratos típicos, como pizza, polenta, fogazza e antepastos. O salão fechado tem música tradicional e outros pratos italianos, o valor da entrada incluí a comida. Mais uma vez, a renda vai para os projetos sociais da paróquia.

A festa acontece em setembro, sábados das 18h até às 0h e domingos das 19h às 23h

Onde fica – Rua da Mooca

4) Feira Africana de Rua

Num pedaço do bairro da República, a comunidade do continente africano se reúne informalmente para vender tecidos, roupas e acessórios com padronagens africanas. Os produtos de vários países da África podem ser encontrados em pequenos ateliês de costura, estandes das galerias e na própria calçada em frente à saída do metrô república. A maioria dos vendedores são imigrantes do Senegal, Moçambique, Nigéria, Angola, Camarões e Congo.

A feira acontece todos os dias em horário comercial

Onde? Av Ipiranga, na saída do metrô República.

5) Feira Chinesa

No início do ano, a já tradicional feira da Liberdade abre espaço para as comemorações do ano novo chinês. A festa começa com a contagem regressiva ao meio dia e termina com uma queima de fogos à noite para trazer sorte para o ano novo. O ponto alto da festa é a apresentação do dragão e do leão chineses no desfile de abertura e mais algumas vezes ao longo do dia. Além das apresentações tradicionais, geralmente a festa traz música pop chinesa. E, claro que não podia faltar, muita comida chinesa.

Quando – Programação aqui  

Onde – Praça da Liberdade- Metrô liberdade

6) Feira Nórdica – Pinheiros

Há mais de 50 anos, a Feira Nórdica traz para São Paulo um gostinho dos países nórdicos. Tem muita comida, bebida, objetos para casa e brinquedos da Dinamarca, Suécia, Noruega, Islândia e Finlândia. Viking, viking mesmo do jeito que estamos acostumados a imaginar, não tem muita coisa, em compensação você pode comprar produtos com design nórdico, famoso pela sofisticação e simplicidade das formas colocados em objetos comuns do dia-a-dia.

E tem mais, tem restaurante servido alguns pratos tradicionais da cozinha nórdica, como o smørrebrød com salmão (um sanduíche aberto dinamarquês). Para beber, tem aquavit, cidra, outros destilados, cervejas e licores. Para levar para casa, na barraca islandesa tem muito bacalhau. Outro destaque é a barraca dos chocolates com recheio de marzipã.

Quando – Em novembro – Veja atualizações aqui 

Onde – Clube Pinheiros, Rua Tucumã, 36

Conhece mais alguma feira cultural de SP? Poste nos comentários.

Procurando passagens aéreas baratas para SP ? Clique no link e faça sua cotação:


Seguros Promo

Apartamento por temporada? Clique na imagem abaixo, cadastre-se e ganho desconto na primeira locação:

Para ficar 100% atualizado com os posts do FUIPORAIBLOG, Cadastre-se abaixo. Sou 100% contra Spam.

Você pode descadastrar-se quando quiser.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

57 + = 62

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima