Conheça a Rota do Rock – Brasilia – DF

A Rota do Rock de Brasilia - DF

Brasília é famosa também por sua história no rock. Neste post vamos ver uma rota para percorrer e conhecer mais sobre esta história.

INTRODUÇÃO

Brasília começou a demarcar os locais que contam um pouco da história do gênero musical na cidade. Batizado de Brasília Capital do Rock, o novo roteiro turístico é formado por 40 estações com conteúdo explicativos acessíveis via QR Code. Entre os locais contemplados estão as antigas residências de roqueiros como Renato Russo (Legião Urbana), Digão (Raimundos) e Philippe Seabra (Plebe Rude).

Fazem parte também do projeto a Entrequadra 110/111 sul, onde ficava a lanchonete Food´s, ponto de encontro dos punks brasilienses e de bandas amadoras. Como os shows foram ficando mais estruturados, o Centro Comercial Gilberto Salomão, no Lago Sul,foi onde aconteceu a primeira apresentação da banda Aborto Elétrico, e no Complexo Esportivo do Guará, local onde houve a estreia do Legião Urbana.

Veja onde estão instalada algumas placas do Roteiro Brasilia Capital do Rock.

EIXO MONUMENTAL

TORRE DE TV – Local onde bandas da nova geração se consolidaram perante o público brasiliense.

CENTRO DE CONVENÇÕES ULISSES GUIMARÃES – o local entrou no circuito nacional do rock em 1984, quando houve uma apresentação histórica do grupo Kid Abelha. Logo vieram Duran Duran, Peter Frampton e Elton John.

ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS – Em 2008, Capital Inicial gravou um DVD ao vivo com público de mais ou menos um milhão de pessoas na plateia.

ASA NORTE

BRASILIA RADIO CENTER – (SRTVN Bloco P Quadra 702 ). Foi na sala 2090 que nasceu o Legião Urbana. Também ensaiavam alí as bandas Natiruts e Malas e Bagagens, com Cássia Eller no vocal.

CONCHA ACÚSTICA DE BRASÍLIA – O local recebeu Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo no auge da Jovem Guarda e lançamento do LP Rumores, uma reunião de várias bandas da época de ouro do rock brasiliense.

COLINA UNB – Nessa parte residencial da Universidade de Brasília que aconteciam as festas e encontros que dariam origem as primeiras bandas. Foi embaixo do bloco A que nasceu o Aborto Elétrico.

ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRINCHA – O estádio recebeu Paul McCartney e foi o local onde Legião Urbana fez seu último e tumultuado show.

ASA SUL

SQS 303 – Local onde morou Renato Russo, fundador do legião Urbana.

ENTREQUADRAS 110/111 SUL – Antigo endereço da lanchonete Food´s. O estacionamento é onde as bandas levavam os instrumentos e tocavam.

UPIS – Espaço da Universidade na Asa Sul onde várias bandas se apresentaram

ESPAÇO CULTURAL RENATO RUSSO – Antigo Teatro Galpãozinho na Asa Sul. O local tinha programação eclética. Desde o punk até MPB.

LAGO NORTE

QI 8 LAGO NORTE – Local da antiga residência de Philippe Seabra (fundador do Plebe Rude).

LAGO SUL

CENTRO COMERCIAL GILBERTO SALOMÃO – Todas as bandas em início de carreira se apresentavam por lá.

COMO FAZER

Infelizmente a Secretaria de Turismo de Brasília não foi de grande ajuda. Fiz perguntas de como fazer o roteiro via Facebook e Instagram, mas sem resposta alguma. Como os locais em Brasília são bem espalhados, a melhor forma é dividi-los por áreas. Os locais da Asa Sul, noutro dia, os locais na Asa Norte etc… Uber, bicicleta, a pé…Não existe um tour preparado para rota do rock. 🙁

Já fez este passeio por Brasília? Conte como foi.

LIVROS

Quer entender como foi essa época tão importante de rock nacional? Veja os livros referentes ao assunto na parceira Amazon. Clique sobre a imagem:

.

PASSEIOS
PASSAGENS
HOTÉIS
CAFÉ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

26 + = 36

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima