Entenda a estrutura e endereços em Brasília

Entenda a estrutura e endereços de Brasilia
Foto: Joana Franca

À primeira vista, é bem complicado pois a cidade não tem bairros, ruas não tem nomes e não há pontos de referências como estamos acostumados em outras cidades.

Neste post vamos entender um pouco sobre a estrutura da cidade, os endereços e dicas de hotéis.

INTRODUÇÃO

Muitos descrevem a criação de Brasília como o encontro de quatro loucuras: a de Juscelino Kubitscheck, a de Israel Pinheiro, a de Oscar Niemeyer e a de Lúcio Costa. Graças à visão, à capacidade, à coragem e à loucura desses quatro homens, que os planos de uma capital no coração do país saíram do papel e se tornaram uma realidade.

Foto: Jean Pierre Dalbera
A ESTRUTURA DE BRASÍLIA

A cidade é o primeiro conjunto urbano construído no século XX a ser reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O formato de avião, ou pássaro, dependendo na versão que você mais acredita, foi fundamental para definir quais seriam os nomes das regiões da cidade de Brasília.

Para entender melhor como se estrutura o local, o Eixo Monumental, onde se encontram a maior parte dos pontos turísticos como: Catedral, Palácio da Justiça, antena de TV …, divide a cidade entre leste e oeste, e o Eixo Rodoviário, entre norte e sul.

As ruas não tem nome como João da Silva, Avenida Bandeirantes…, mas sim siglas e o que confunde um pouco pra quem chega na cidade pela primeira vez. A melhor dica para compreender como funciona é ficar de olho na última (ou duas últimas) letras da sigla. Se for “S”, refere-se à Asa Sul. O “N”, Asa Norte, SW é para indicar o Sudoeste, e NW, Noroeste. A partir disso, todos os setores da cidade podem ser localizados com mais facilidade. Assim acreditamos. 🙂

Algumas siglas podem dizer respeito à área comercial, de hotelaria, residencial e outros segmentos, mas todas terminam com a indicação do seu posicionamento geográfico em relação ao Plano Piloto. Eu sei que é complicado, mas isso passa quando você começa a caminhar pela cidade…ainda bem!

Para entender, é assim!

ENDEREÇOS EM BRASÍLIA

Ninguém melhor para explicar sobre endereços em Brasília do que um próprio brasiliense. Meu amigo jornalista e Youtuber, Daniel Zukko.

Aprendi uma coisa. Você é bom em matemática? fácil entender Brasília. Não é? Ferrou! 🙂

O que sei é que estou na CLSW 102…Setor Sudoeste. YES!

HOTÉIS

Você pode encontrar bons hotéis pela cidade com o buscador El Quarto. Acresente o cupom de desconto : ELQUARTO5. Clique na imagem:

Para ficar perto dos principais pontos turísticos, se o seu propósito é principalmente visitá-los, a melhor decisão é não se afastar muito do Plano Piloto.

Por mais que as regiões afastadas também sejam convidativas, os lugares ficam “fora de mão” e você terá que se locomover de carro / táxi /Uber/ bicicleta. Transporte público em Brasília é ruim para não dizer péssimo.Não adianta acenar para táxi na rua, pois não param. Curitiba II. Melhor usar Uber ou algum aplicativo local.

Existe o metrô que vai da Estação Central sentido Asa Sul até a Feira de Guará e Águas Claras, mais adiante, para quem quer conhecer.. Asa Norte ainda não há metrô. Veja mapa abaixo:

Foto: Metrô DF

Este post foi só uma ideia geral para saber um pouco da estrutura da cidade. Quer acrescentar algo? Escreva nos comentários.

PASSEIOS
PASSAGENS

Passagens nacionais e internacionais? Clique na imagem.

LIVROS

Veja 3 livros sobre história e fatos de Brasília aqui.

CAFÉ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

29 − = 23

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima