Rio Vermelho – Por onde os boêmios passam

Rio Vermelho, o bairro próximo ao turístico bairro da Barra em Salvador, Traz inúmeras opções da bares, restaurantes, diversão, praia (embora algumas poluídas), e muita cultura.

Vamos conhecer um pouco do bairro:

Minha segunda vez em Salvador, resolvi me hospedar e explorar este tão conhecido bairro Boêmio. Além dos inúmeros bares, restaurantes para todos os bolsos, praia..encontrei cultura também.

CULTURA

A CASA DO RIO VERMELHO

A casa onde viveram Jorge Amado e Zélia Gattai  por 40 anos,está aberta à visitação desde 2014. A casa do Rio Vermelho está situada na Rua Alagoinhas, 33. A estrutura original  da casa foi preservada e os cômodos ganharam um projeto museográfico com vídeos, fotos, efeitos sonoros e etc. São mais de 30 horas de material! Participe também das visitas guiadas que duram em torno de 40 minutos, passando por todos os cômodos e legal para conhecer a dinâmica da casa bem como curiosidades sobre o casal. Horário: Terça a domingo, das 10 às 17h e às quartas feiras, visitas são gratuitas. Veja mais informações no site clicando aqui 

Um post exclusivo sobre A Casa Do Rio Vermelho, em breve.

Ao longo de mais de meio século, sozinho ou na companhia de Zélia Gattai, Jorge Amado exerceu seu espírito aventureiro e cruzou o mundo inteiro em muitas viagens. Nessas jornadas, conheceu pessoas, costumes, lugares; experimentou novas sensações e sabores; encontrou material para as histórias de seus livros. Com tantos carimbos no passaporte, Jorge e Zélia se tornaram cidadãos do mundo.”

O NOVO MERCADO DO RIO VERMELHO

Quem chega ao Mercado do Rio Vermelho hoje ainda encontra estabelecimentos surgidos quando tudo era um simples conjunto de barracas. A estrutura física moderna e confortável erguida no lugar da antiga feira não apagou as mais de quatro décadas de história construída por comerciantes e clientes. O tradicional comércio de frutas, verduras, carnes, peixes e frutos do mar permanece tão forte quanto antes, mas agora há muito mais para ser explorado. O Mercado ganhou estabelecimentos que oferecem produtos e serviços diversos, totalizando mais de 130 boxes que são organizados em seis seções: Açougue, Peixaria & Produtos Típicos; Hortifruti; Artesanato & Petshop; Empório Bazar & Gourmet; Floricultura & Serviços; e Restaurante & Lanchonete.

Endereço: Av. Juracy Magalhães Júnior, 1624 – Rio Vermelho.

Horário: De segunda a sánbado das 7h às 19h / Dom e feriados: das 7h às 14h

CASA DE IEMANJÁ

A praia do Rio Vermelho não é própria para banho, mas é uma praia famosa, pois, é onde anualmente, no dia 02 de fevereiro é realizada a festa de Iemanjá. Ao lado da praia tem a Casa de Iemanjá, onde você pode entrar (gratuitamente) e fazer suas preces! Vale conhecer.

Endereço: Rua Guedes Cabral S/N

BOEMIA

LARGO DE SANTANA OU LARGO DA DINHA

É uma praça que apresenta diversas opções de bares e restaurantes como  o Santa Maria Pinta e Nina, o Friday Sessions, a sorveteria artesanal Mondo Gelato além do acarajé (Box da Dinha), que é a grande atração da praça, além de ser altamente recomendável, a Igreja de Santana fica localizada na praça e muitas vezes oferece atrações artísticas, além da feirinha do largo de Santana que também acontece de sexta a domingo. Alí também “encontramos” Jorge Amado e Zélia. Local interessante para frequentar a partir das 17h quando o sol começa a cair e visual da orla é fascinante.

LARGO DA MARIQUITA

Outro local de ótima comida com vários bares e gente bonita. Alí fica o tradicional Acarajé da Cira, a tapioca do beiju, queijo coalho, abará e muita cerveja gelada.

VILA CARAMURU

Inaugurada em 2016, a Vila Caramuru fica no Largo da Mariquita e ocupa o antigo “Mercado do Peixe”, como o local era conhecido há mais de 50 anos. O novo espaço reúne 11 restaurantes e oito quiosques de cardápios variados e alguns funcionam 24 horas, mantendo a tradição do antigo Mercado. A praça ganhou ainda uma área para shows e apresentações culturais e estacionamento. Ali encontramos os restaurantes Pai Inácio, Auge da Baiana, A Cubana, Tô em Casa, Assador e tantos outros.
.
.
PRAIAS:
.
A praia central do Rio Vermelho não é própria para banho, mas perto temos a Praia da Paciência
.

e a Praia do Buracão.
.

.
OUTRAS DICAS GASTRONOMIA
.
ANCORATTO ( Por quilo) – Rua do meio,41
COMPANHIA DA PIZZAPraça brigadeiro Faria Rocha, 266
.
Gostou do que leu? Cadastre-se para receber atualizações do blog gratuitamente:

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 36 = 42

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima