Rio lado B – Palácio do Catete e seu jardim

Palácio do Catete localiza-se no bairro do Catete, no Rio de Janeiro. Foi a sede do poder executivo de 1897 a 1960. A partir desse ano, a sede do poder executivo foi transferida para a recém-inaugurada cidade de Brasília. A partir da década de 1970, o palácio passou a abrigar o Museu da República, função que continua exercendo até hoje.

Fundado em 1983, o Centro de Referência da República é uma biblioteca com cerca de 10 000 obras e publicações sobre Ciências Sociais e História do Brasil, incluindo obras raras.

O Centro de Referência ainda abriga o acervo original da época em que o Palácio do Catete era sede da Presidência da República, o que inclui doações pessoais, como a Coleção Pereira Passos, a Coleção Igreja Positivista do Brasil, a Coleção Getúlio Vargas e a coleção Memória da Constituinte.

A sala onde mostra os Presidentes do Brasil.

Infelizmente flash não pode ser usado no interior do museu

A riqueza e detalhes de cada sala do Palácio:

Lembrando que foi neste quarto, no último andar do Palácio, onde Getúlio Vargas cometeu suicídio com tiro no peito:

Além do Museu, o espaço abriga um grande jardim nos fundos do Palácio, onde se pode tomar um café e passear pelos seus bem preservados jardins. Não entendi o porquê do jardim ser tão grande e nos fundos do Palácio, e não o Palácio no centro como na época era de costume. Uma Sra. que trabalha no museu explicou: “A casa fora construída originalmente para residência na corte dos Barões de Nova Friburgo.  E a Baronesa havia exigido que este local fosse diferente de suas duas outras residências, a do Cantagalo e a de Nova Friburgo ambas as construções em centro de terreno.  A Baronesa de Nova Friburgo queria sentir o calor humano, a movimentação da corte, as carruagens passando, os vendedores cantando suas ofertas, seus pregões individualizados, quando chegasse à janela da residência citadina.  Daí o uso do cantinho esquerdo do terreno de esquina entre as ruas do Catete e a rua Silveira Martins. Os fundos da casa, dão para os jardins que se prolongam até  a Praia do Flamengo. ”

Procurando acomodação no Rio de Janeiro? Clique no banner e ganhe desconto:

Algumas fotos do jardim:

Valeu muito a visita a este local. Tanto pela cultura quanto imaginar o Rio de Janeiro na época.

Endereço: R. do Catete, 153 – Catete

Para ficar 100% atualizado com os posts do FUIPORAIBLOG, Cadastre-se abaixo. Sou 100% contra Spam.

Você pode descadastrar-se quando quiser.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

59 − 55 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima