Conheça 5 pratos para experimentar em Madrid

5 pratos para experimentar em madrid

A cozinha madrileña é rica, saborosa, variada e com muita história.

Vamos conhecer um pouco da cozinha madrileña, origens e 5 pratos para você.

1. HISTÓRIA

Até a conquista de Toledo por Alfonso VI, a alimentação habitual em Madrid era muito provavelmente a mesma do resto de Al Andalus: uma cozinha variada, onde o leite, o mel e as tâmaras se misturavam com a pasta de sêmola e o cuscuz do norte de África, e com os hábitos gastronômicos da população de origem hispano-romana.

A partir desse momento, a cozinha madrilena foi se transformando muito lentamente, até que no verão de 1561 o rei Felipe II fixou a capital do Reino de Espanha em Madrid. Este fato duplicou em poucos anos a população do antigo enclave árabe e contribuiu para definir uma das caraterísticas da gastronomia madrilena: a coexistência de duas cozinhas independentes, mas não isoladas: a popular e a aristocrática.

Na atualidade, um grande número de estabelecimentos mantém viva a peculiar identidade da gastronomia madrilena, que combina como poucas a tradição com as influências mais heterodoxas.

Vamos ver alguns pratos da cozinha madrileña..

2. COCIDO MADRILEÑO

Um dos pratos mais emblemáticos da culinária madrilena, conhecido como cocido madrileño, é um farto cozido de carne e grão de bico cujas origens remontam à época medieval Castilla La Mancha. Alguns historiadores de alimentos afirmam que esta refeição de uma panela evoluiu de um prato camponês chamado olla podrida Manchega , mas não foi chamada de cocido Madrileño até o século XVII.

Com o tempo, com a adição de banha, bacon, presunto serrano, chouriço (linguiça de porco) e morcilla (linguiça de sangue), o prato tornou-se o prato que hoje é conhecido como cocido madrileño. Esta refeição substancial é tradicionalmente servida em três vuelcos ou pratos separados : o primeiro é um caldo rico e saboroso com macarrão adicionado; o segundo vuelco consiste em grão de bico e vegetais, enquanto a carne é servida como o terceiro prato.

Antes consumido no inverno, o cocido Madrileño pode ser encontrado preparado ao longo do ano em muitos restaurantes e tabernas de Madrid. Um dos melhores locais para comer o cocido é no LA BOLA.

3. BOCADILLO DE CALAMARES

Bocadillo de calamares é um dos sanduíches bocadillo mais conhecidos da Espanha e um dos petiscos de bar mais queridos da capital do país, Madri. Normalmente consiste em uma baguete crocante de estilo espanhol chamada barra de pan , que foi cortada ao meio no comprimento e recheada com anéis de lula fritos frescos e crocantes.

As lulas são geralmente mergulhadas na farinha e fritas em azeite de oliva, enquanto o recheio do sanduíche pode ser aprimorado com um toque de azeite ou alioli (maionese de alho) ou um fiozinho de suco de limão fresco. Este sanduíche simples é um ótimo café da manhã, almoço, jantar ou lanche no meio da tarde, e é tradicionalmente regado com um pequeno copo de chope bem gelado conhecido como caña em espanhol.

Em Madrid, onde os sanduíches de lula podem ser encontrados em qualquer esquina, as pessoas costumam comer este sanduíche na hora, no bar onde o compraram, ou para uma experiência mais agradável, muitas vezes comem ao ar livre . Onde comer: BAR EL BRILLANTE, BAR LA CAMPANA

3. HUEVOS ROTOS

Huevos Rotos é um prato espanhol que é uma especialidade de Madrid. É composto por ovos fritos em azeite que são colocados sobre as batatas fritas. O prato é tradicionalmente coberto com pedaços de chouriço, marisco ou rodelas de presunto ibérico.
Os ovos devem ser cortados de forma que a gema escorra sobre as batatas fritas, que servem para embeber a gema. Embora o prato seja facilmente encontrado em Madri, suas origens são bastante obscuras e algumas fontes sugerem que pode ter se originado nas Ilhas Canárias. Dica de onde comer na cidade: TABERNA MALASPINA.

4. GAZPACHO

Gaspacho é uma sopa fria composta de tomates triturados, pepinos finamente picados, cebolas, pimentões, croutons, vinagre e azeite. Com o mesmo nível de familiaridade da paella para os consumidores em todo o mundo, os sabores refrescantes, frescos e ácidos da sopa promovem o que há de melhor na culinária espanhola.

O prato começou como um lanche leve que as esposas traziam para os maridos no campo para resfriá-los do forte sol do verão. Pouco depois, passou a ser servido no final das grandes refeições, embora hoje seja um aperitivo popular de verão. Dicas de onde encontrar em Madrid: VIRIDIANA, LA TABERNA SANLÚCAR, TABERNA CAZORLA, RESTAURANTE BOTÍN.

5. CALLOS A LA MADRILEÑA

Callos a la Madrileña ou tripa ao estilo de Madrid é um prato espanhol que consiste em tripa, presunto, chouriço e morcilla (salsicha de sangue) cozida em caldo com cebola, molho de tomate, alho e páprica. Folhas de louro, salsa e açafrão são adicionados para dar sabor extra, enquanto os ingredientes opcionais incluem pão ralado, vinagre branco e grão de bico.

O prato é cozido lentamente em fogo médio a baixo até que o caldo adquira uma consistência espessa. Acredita-se que este prato típico de Madrid remonte ao século XIX. Antes do século 19, o prato era servido em tabernas, mas então um restaurante luxuoso Lhardy o incluiu em seu menu e se tornou muito popular.

Você já foi a Madrid e experimentou algum deles? Como foi sua experiência? Deixe sua opinião nos comentários.

Veja o que fazer por Madrid. Clique nas imagens abaixo

Gostou do post? Comparilhe!

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 62 = 63

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima