O que o centro paulistano esconde – Conheça

Em meio a prédios do Centro Histórico, comércio dos mais diversos, bolsa, bancos, ícones de São Paulo, a Av São João, engravatados, gente com pressa, caos..

São Paulo esconde alguns locais para sentar sem pressa, apreciar doces portugueses feitos alí mesmo, um bom bate papo com amigos no Salve Jorge, um almoço do antigo Guanabara ou um café no 26 andar do Farol Santander.

O nome Casa Mathilde está ligado à Fábrica das Queijadas Mathilde fundada em 1850 por Mathilde Soares Ribeiro, em Ranholas, localidade do concelho de Sintra, paragem obrigatória para quem se deslocava à Vila.

O próprio rei D. Fernando II, um apaixonado pela Vila onde mandou construir o Palácio da Pena, expoente máximo da arquitetura do século XIX, fazia aqui uma pausa no seu trajeto para Sintra.

O apreço deste rei pelas queijadas da Mathilde era tal que a distinguiu como fornecedora da Casa Real, concedendo-lhe um carimbo metálico com o qual deviam ser marcados os pacotes que lhe eram destinados. Junto com o carimbo, a Mathilde recebeu um impresso no qual se pode ler: “Sua Magestade El-Rei D. Fernando II, por preferir as queijadas desta marca, houve por bem oferecer este marcador para que os fornecimentos a Sua Casa Real fossem devidamente marcados”.

Doces tradicionais como Travesseiro de Sintra, Delícia de Laranja, queijada da Matilde, Mimo da Pena e o tradicional pastel de Belém são algumas das delícias.

O Centro Histórico

Praça Antonio Prado, onde localiza-se a Casa Mathilde:

A confeitaria:

Endereço: Praça Antonio Prado, 76 – Centro

O Bar Salve Jorge, com típica decoração paulistana, serve ótimas porções, almoço honesto, cerveja híper gelada e o famoso chopp cremoso. O Salve Jorge foi criado em nome de todos os Jorges e tem até mandamentos próprios:

  1. Considerai o próximo pra caraio;
  2. Não pedireis fiado, nem amanhã;
  3. A primeira é do santo. E fica esperto que o cara tá olhando;
  4. Honrai pai, mãe e cunhada;
  5. Devotos têm sempre razão;
  6. Não pedireis Oswaldo Montenegro para o DJ;
  7. Não ligareis para o celular da ex-namorada depois das duas da matina;
  8. Reclamações com o dono do bar, aquele ali segurando a espada.

Endereço: Praça Antônio Prado, 33 – Centro

O Bar/Restaurante Guanabara está em funcionamento desde 1910, onde primeiramente funcionava no bairro Bela Vista e, em 1968, mudou para Av São João, Entrar no restaurante é sentir-se numa Sâo Paulo de glamour dos anos 60. Garçons impecavelmente bem vestidos, piso em preto e branco e balcões de época. No cardápio encontramos aves, peixes, carnes, massas, especiais da casa. Vale almoçar ali pelo menos uma vez na vida.

Endereço: Av. São João, 128 – Centro

O Café Suplicy , que fica no 26 andar do Farol Santander (Edifício Altino Arantes / Ex Banespão), traz uma ótima oportunidade para encontrar amigos, beber um bom café e apreciar a vista de São Paulo do Mirante.

EndereçoR. João Brícola, 24 – Centro

Da próxima vez que você estiver pelo centro de São Paulo, reserve uma tarde para visitar estes locais bem legais.

Para ficar 100% atualizado com os posts do FUIPORAIBLOG, Cadastre-se abaixo. Sou 100% contra Spam.

Você pode descadastrar-se quando quiser.

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 2 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima