O que é a Vila Flores em Porto Alegre

O bairro Floresta, em Porto Alegre, já foi considerado o bairro mais alemão da cidade. Em outras épocas, havia uma capela em que a missa era em alemão, algumas empresas têxteis também alemãs e obviamente arquitetura mais antiga lembra Alemanha. Preservar esta memória sempre foi objetivo dos que ali vivem.

 

Os proprietários dos dois prédios da São Carlos com a Hoffmann já mostravam essa preocupação. Por isso, desde 2012 são realizadas ações com a comunidade para dar visibilidade e desenvolver o Floresta.

criação do Vila Flores foi realizada com os vizinhos do bairro Floresta. Em dezembro de 2012 aconteceu o primeiro mutirão com portas abertas para a comunidade conhecer o Vila Flores e sugerir atividades para o espaço. Participaram das reuniões e ações do coletivo Refloresta, grupo de apoio à revitalização do bairro Floresta, formado por moradores e frequentadores da região. Uma das conquistas desse grupo foi a instituição da Feira Modelo, a qual  acontece todas as terças na Praça Florida, a uma quadra do Vila.

O QUE É O VILA FLORES:

Situado na Rua São Carlos esquina com a Rua Hoffmann, no bairro Floresta, em Porto Alegre, o conjunto, construído entre os anos 1925 e 1928 pelo engenheiro-arquiteto José Franz Seraph Lutzenberger, é um complexo arquitetônico formado por 3 edificações e um pátio em um terreno de 1.415 m2. As edificações estão listadas no Inventário do Patrimônio Cultural de Bens Imóveis do Bairro Floresta, classificadas como imóveis de Estruturação e situadas em Área de Interesse Cultural de Porto Alegre.

Atualmente, o espaço abriga diversas funções: local para a realização de atividades socioculturais (coordenadas pela Associação Cultural Vila Flores), espaço de trabalho de dezenas de artistas e empreendedores criativos (os residentes) , ambiente de aprendizado além de festas temáticas e feiras.

ASSOCIAÇÃO CULTURAL VILA FLORES é uma associação sem fins lucrativos, existente desde 2013 e formalizada em 2014. É a entidade responsável pela programação cultural do espaço e pela articulação junto ao poder público, à iniciativa privada e à sociedade em prol dos interesses da comunidade artística e criativa do Vila Flores, buscando promover a integração com a comunidade do entorno.

Existe também um café onde você pode sentar, conversar e comer um ótimo doce ou salgado com um belo café. O Café da Vila.

ACVF possui em 4 eixos norteadores:
1) Arte e Cultura –  Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual, Música, entre outros.
2) Educação – cursos, oficinas, seminários e encontros para troca de conhecimentos e experiências.
3) Empreendedorismo – incentivo aos produtores locais e iniciativas que fazem a conexão entre negócios criativos, sociais e colaborativos.
4) Arquitetura e Urbanismo – fomento ao debate sobre questões urbanas e promoção de atividades para a concretização de projetos cujo objetivo é a melhoria da vida na cidade.

Para saber o que está acontecendo no Vila Flores, visite o Facebook deles clicando aqui.

Para ver o que acontece pelo bairro Floresta, Clique aqui

Veja outros posts sobre Porto Alegre clicando aqui

Que tal um free walking tour pela capital? Clique na imagem abaixo:

                                                          ORGANIZE SUA VIAGEM:

Passagens:


Seguros Promo

Acomodações:

Interessado em conhecer mais Porto Alegre?

Clique na imagem e leia sobre a descrição e compre o livro pela Amazon:

Cadastre-se no blog para receber atualizações:

Erro: Formulário de contato não encontrado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 1 = 2

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima