Monreale – A Cidade Normanda – Árabe

MONREALE-SICILIA

A cidade de Monreale fica a poucos kilômetros do centro de Palermo – Sicília, sobre o Monte Caputo.

O Duomo di Monreale (Catedral de Monreale) É uma das mais importantes construções religiosas da cultura normanda na Itália. A igreja é dedicada a Santa Maria Nuova.

 

Ela foi construída a partir de 1174 por ordem de Guilherme II, último rei normando da Sicília.

Conta a lenda que certo dia Guilherme adormeceu sob uma árvore no campo e em sonho lhe apareceu a Virgem Maria, que disse: “Neste lugar onde dormes está escondido o maior tesouro do mundo. Escava-o e com ele constrói um templo em minha homenagem”. Seguindo o mandado, ao acordar o rei ordenou que o local fosse escavado e ali encontrou um tesouro de moedas de ouro, empregadas na construção do santuário.

Para a decoração foram chamado mestres árabes, venezianos e bizantinos especializados na técnica do mosaico, cobrindo as paredes com painéis  no verdadeiro estilo bizantino.

Na porta principal, de bronze, são ilustradas algumas passagens da Bíblia com as devidas explicações em latim vulgar. Na porta lateral, também de bronze, estão representadas imagens de santos.

Destaca-se o monumental Cristo Pantocrator (Cristo Criador de Todas as Coisas) na capela-mor, com a Virgem e o Menino, santos e anjos abaixo. O piso também merece atenção pelo refinado trabalho em mosaico de mármore e pórfiro, completado somente no século XVI.

No interior também existem as tumbas de Guilherme II, um magnífico sarcófago de pórfiro da mesma época da catedral, e as de sua esposa e seus dois filhos, além de uma urna com as vísceras de São Luís de França.

No lado direito da Catedral se encontra o Claustro dos Beneditinos. Um claustro perfeitamente quadrado, contornado por pórticos e que foi construído na mesma época da catedral.

Além da Catedral você pode caminhar pelas estreitas ruas da cidade apreciando a arquitetura, lojas, restaurantes e a ótima vista de Palermo.

Como chegar:

  • Há excursões que saem do Palazzo Reale em Palermo com duração de 1 hora. Custo de 10,00 Euros. Particularmente acho pouco tempo para quem quer ver além da Catedral.
  • Ônibus comum saindo Da Piazza Giulio Cesare, no centro de Palermo – custo de 3,00 Euros
  • Táxi – Por volta de 45,00 ida e volta.

Vale muito visitar Monreale..

1 comentário em “Monreale – A Cidade Normanda – Árabe”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima