Gênova e o Mediterrâneo – Parte I

Gênova Liguria

Gênova é uma cidade e comuna italiana da região da Ligúria, Cidade metropolitana de Génova, com cerca de 639.560 habitantes (1.510.000 na área metropolitana[1]).

Gênova é um importante porto marítimo que rivaliza com a cidade francesa de Marselha na disputa pelo lugar de melhor porto do mar Mediterrâneo.

tOUR + INGRESSOS MUSEUS GENOVA

Para conhecer mais sobre a história de Gênova, clique aqui

O que há de interessante nessa cidade? Vamos conhecer mais.

COMO CHEGAR:

  • De trem – Das principais cidades italianas, há trens direto a Gênova com chegadas entre as duas estações: Príncipe ou Brignole. Para ver preços e horários, clique aqui
  • De avião –  O Aeroporto Di Genova recebe voos das principais cidades italianas e europeias. Para ir do aeroporto ao centro pode ser de taxi (custo de mais ou menos 40,00 Euros (dez 2016)), ou de ônibus (Volabus), com preço de 6 Euros. Mais informações sobre o Volabus, clique aqui 

ONDE FICAR:

  • As atrações turísticas ficam próximas umas das outras podendo até serem visitadas a pé, se você gosta de caminhar, ou pegar o fácil metrô de Gênova com apenas uma linha. Para ver mapa do metrô clique aqui
  • Os locais mais indicados são próximos ao metrô, principalmente das estações Darsena, San Giorgio, De Ferrari e Sant’Agostino. Veja no mapa:

2016-12-18_0108

O QUE FAZER EM GÊNOVA:

  • O Centro Histórico

Um dos mais amplos da Europa formado por um intricado labirinto de vielas (Caruggi) que terminam inesperadamente em pracinhas onde se misturam odores, sabores e culturas diversas, nesse local onde o tempo parece ter parado. Observem as várias lojas, cafeterias, restaurantes, as cores e as roupas nas janelas. Nas esquinas ergam o olhar para apreciar as “santas” que eram doadas pelas antigas corporações para iluminar as ruas. Vejam algumas fotos dos “Caruggi”

dscn0358

dscn0376

  • Via Garibaldi e Palazzi dei Rolli

Os “Rolli” eram, na época da antiga república, as listas dos palácios e das excelentes residências das famílias nobres genovesas que ambicionavam hospedar as altas personalidades de passagem em visita oficial  a Gênova.

Alguns dos mais belos Palácios dos Rolli se localizam na Via Garibaldi .

Um dos palácios é o Palazzo Rosso . O palácio, apesar da moderna reestruturação , conserva a característica de casa-museu, nas salas decoradas pelos maiores expoentes da escola genovesa (De Ferrari, Piola, Guidobono), são encontrados mobiliários históricos e as coleções de arte  da família Brignone-Sale com obras de artistas genoveses ( Strazzi, Grechetto, De Ferrari). Foto Palazzo Rosso:

dscn0350

palazzorosso-genovacittadigitale

O outro palácio é o Palazzo BiancoReaberto em 1950, reperesenta a principal pinacoteca da Ligúria, conservando obras de artistas flamencos, genoveses e italianos. Fotos Palazzo Bianco:

palazzo-bianco

palazzo-bianco-3

O Palazzo Tursi é uma das mais grandiosas residências privadas e está ligado ao Pallazzo Bianco  do qual continua  o percurso expositivo  por um jardim. Suas salas hospedam obras de arte decorativa (tapeçaria, móveis e cerâmicas ligures), além de uma coleção de moedas da antiga república.

dscn0356

palazzo-tursi-genova

tOUR + INGRESSOS MUSEUS GENOVA

  • Via Balbi

Um pouco mais à frente da Via Garibaldi, encontramos a Via Balbi, a qual tem início na Piazza della Nunziata em direção à estação de trem Piazza PrincipePelo caminho, já na Piazza della Nunziata, encontramos a Basílica Santissima Annunziata.  Para ler mais sobre a Basílica clique aqui. Foto basilica:

dscn0255

Seguindo pela Via Balbi, encontramos o Palazzo Balbi – Senarega, o qual  está na lista dos 42 palácios inscritos à Rolli de Génova .  O edifício agora abriga os departamentos de faculdade de humanas da ” Universidade de Génova . Foto Palazzo Balbi:

dscn0254

dscn0262

Mais um pouco à frente, encontramos o Palazzo Reale com seu museu e jardins. No horário que fui, só pude visitar os jardins. Museu abre apenas às 14h. Para mais informações sobre a história e horários, clique aqui . Fotos do Palazzo Reale e os jardins:

dscn0278

dscn0284

Ao longo da Via Balbi você encontra várias lojas com venda de diferentes produtos desde eletrônico e roupas até alimentos. Vale andar pela Via e observar o colorido dos prédios, ou apenas sentar para um bom café.

dscn0292

dscn0296

E com essa primeira caminhada, onde começamos no Centro Histórico, passamos pela Via Garibaldi e Via Balbi, terminamos na estação Piazza Principe.

Foi história e tanto, não?

CLIQUE AQUI para ver a segunda parte sobre Gênova.

tOUR + INGRESSOS MUSEUS GENOVA

Cadastre-se no blog para receber atualizações:

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 69 = 71

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima