A Berlim de David Bowie e Christiane F.

Berlim, por onde você andar, encontrará história e muitos locais interessantes.

Não só de guerra, muro e salsicha vive a cidade. Berlim ditou moda, estilos e filosofia de vida, bem como uma contra cultura interessante. Tendo vivido, digamos que intensamente os anos 80 na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul , final de ditadura, éramos chamados de Berlim brasileira, mais preciso bairro Bom Fim, onde todas as tribos mais “antenadas” da época se encontravam. Movimento punk à mil na cidade, darks, roqueiros, drag queens (não tinham esse nome na época), bares que viravam à noite 7 dias na semana, mas nada traduzindo a moda mauricinho. Era cultura, “papo cabeça” e muita viagem na batatinha…maionese… :), e todos conviviam muito bem.

Para quem viveu nessa época, David Bowie e Chrisitiane F. fizeram parte da adolescência, Eu, Christiane F..livro obrigatório ter lido no ensino médio (antigo segundo grau), em colégio de padre…avançado pra época, não??

Nesse post, um roteiro por Berlim desses dois “ícones” da adolescência do anos 80 e, se você for a Berlim e quiser percorrer, ótima ideia!

Alexander Platz – Berlim. Foto – DW

A Berlim do final dos anos 70 e início anos 80 fervia. Em termos de cultura, contra cultura, música, artes em geral. Época de Kraftwerk e outros. Nessa época, David Bowie muda da Inglaterra para Berlim. Alguns dizem que para livrar-se do vício de cocaína…mas em Berlim???, outros dizem que queria fazer experimentos com sua música. Foi em Berlim que saiu um dos seus lendários albums: “Heroes”. Bowie viveu no endereço Hauptstraße 155, no bairro Schöneberg.

Endereço Bowie em Berlim – Hauptstraße, 155

Para ler sobre David Bowie, veja aqui

O bairro de Kreuzberg também foi muito frequentado pelo cantor. David Bowie escreveu todas as músicas dos seus discos que fazem parte da trilogia de Berlim no Hansa Studios. Apenas Heroes foi gravado exclusivamente no imponente prédio da Köthener Str. 38, construído em 1913. Antes de se tornar um estúdio,  o Hansa foi uma sala de concertos e um espaço cultural. O edifício foi adquirido nos anos 70 pelos irmãos Meisel. Muitas outros músicos também gravaram no local, como Iggy Pop, Depeche Mode, etc…

Hansa Studios – Foto: BLITZ

Quem quiser conhecer mais detalhes da Berlim de David Bowie, é possível comprar três tipos de pacotes turísticos em agências alemãs: Bowie Berlin Walk, Hansa Studio Tour e Bowie Berlin Tour. Mais informações aqui.

A maioria do adolescentes dos anos 80 leu o livro “Eu Christiane F, Drogada e Prostituida”, com título orginal deWir Kinder Vom Bahnhof Zoo. Para ler o livro, veja aqui. e logo após lançado também o filme.

Christiane nasceu na cidade de Hamburgo e mudou-se com a família para Berlim, inicialmente no bairro Kreuzberg e depois, por questões financeiras, foram para o bairro Groppiusstadt, hoje pertencente ao bairro Neukölln. Tal bairro possuía conjuntos habitacionais de arquitetura modernista. E foi em um grupo de jovens de uma igreja protestante das redondezas onde ela começou  a usar drogas, chegando a ser usuária de heroína (droga comum entre os jovens da época em Berlim), e prostituir-se.

Assista ao trailer do filme.

Locais em Berlim que aparecem no filme: A Sound era a discoteca da época e segunda casa de Christiane onde junto com seu namorado, Detlev, consumiam drogas com outros adolescentes. Frequentado também por David Bowie. Esse local fechou em 1988.

A cena no filme em que Christiane F. e seus amigos fogem da polícia ao som de Heroes, depois de roubarem uma bilheteria, foi filmada no shopping Europa Center (Tauentzienstraße 9-12) .O local possui lojas e restaurantes e, além disso, há no 20º andar do prédio uma espécie de mirante, onde é possível ter uma vista de Berlim. Assista a cena do filme Christiane F.

Bahnhof Berlin Zoologischer Garten é uma estação de metrô próximo zoológico de Berlim. Alí, nos anos 70, era reduto de drogados e prostituição. Hoje totalmente remodelada e sem o problema de drogas.

E Christiane morreu? Não. Recuperou-se das drogas, Ela virou blogueira da revista Stern por um período e escreveu um novo livro. Eu, Christiane F. a vida apesar de tudo. Veja aqui.

Quando você for a Berlim, pode percorrer esses locais e rever a história e cenas.

Gostou do post? Compartilhe com amigos!

.

1 comentário em “A Berlim de David Bowie e Christiane F.”

  1. Pingback: 5 livros para ler sobre a Alemanha, Berlim e nazismo - Fui por aí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

39 + = 40

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima