Circuito Árabe por Curitiba

Por
Circuito árabe de Curitiba

Os árabes percorreram a América do Sul à procura de bons negócios e também acharam no Paraná.

A partir de 1880 chegaram ao Paraná e também a Curitiba, sendo a região central , mais precisamente Praça Tiradentes, transformada em cultura e comércio árabe. Para uma melhor compreensão da história e motivos da vinda dos árabes para o Brasil e Paraná, uma ótima dissertação de Omar Nasser Filho, disponível aqui.

Vários são os locais pela cidade onde se pode ter e absorver a cultura árabe. Vamos ver alguns deles:

1) Arquitetura sírio – libanesa pelo centro de Curitiba:

Rua XV de Novembro com Monsenhor Celso

Google Maps

Praça Generoso Marques e Rua Riachuelo

Google Maps

2) Vários restaurantes árabes pela cidade:

Em Curitiba você pode encontrar vários restaurantes árabes pela cidade. Entre eles estão: Nayme, Oriente Árabe, Cantinho Árabe, Saad Bistrô Árabe, Almakan, Yalla Comer, Baba Ghandour, Tahine, Le Liban, Velho Oriente , Al Sutan e muitos outros..

Al Sultan

3) A Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge

A Igreja Ortodóxica Antioquina São Jorge de 1962. Inicialmente ligada à comunidade árabe ortodoxa de Curitiba. Hoje se abre também a outras etnias. Celebra-se nela o rito bizantino, em especial a Divina Liturgia se São Cristótomo.

Nos anos 1950, a comunidade ortodoxa antioquina de Curitiba sentia a necessidade em ser assistida por uma igreja própria, assim em 17 de fevereiro de 1954 foi adquirida pela comunidade um terreno onde foi construída uma casa de madeira onde poderia se celebrar a Divina Liturgia, que até então era realizada nas casas de membros da comunidade, tendo a sua conclusão em 1960 e consagração, por Dom Ignatios, Metropolita Ortodoxo de São Paulo e do Brasil, em 1962. Fonte: Wikipédia.

Site

Endereço: R. Brg. Franco, 375 – Mercês.

4) Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib

A mesquita fica bem alí, observando a feirinha do Largo da Ordem.

A comunidade árabe, principalmente a libanesa, levantou uma mesquita em 1972, já que o maior número de libaneses no Brasil, além de São Paulo, está em Curitiba.

A mesquita segue a regra de todas outras no mundo. Para visitação aos domingos, necessário tirar os sapatos e mulheres cobrir o cabelo com o véu. Sem problemas se você não tem um hijab, pois as mulheres da mesquita tem vários deles para emprestar a você. Se está de roupa curta, receberá uma capa até o tornozelo e …feito!

O interior da mesquita não é muito grande. Para entender, o que parece um altar no centro é o mambar, onde o sheik faz as orações. Do lado esquerdo está o mihrab , que indica a direção de Meca e das orações dos fiéis.

Lá dentro também você encontra uma biblioteca e alguns livro à venda relacionados à cultura árabe.Você pode comprar online também. Veja aqui.

Por falar nisso…A Mesquita de Curitiba é uma das únicas do mundo onde sunitas e xiitas rezam juntos.

Horário de visitas: Domingos, das 10h00 às 13h30.

Endereço: Rua Dr.Kellers, 383 – Bairro São Francisco

Se você tem interesse em conhecer o Alcorão Sagrado, veja aqui. Em Português.

Se você quiser entender um pouco do Islamismo, veja aqui

5) Centro Islâmico Beneficiente do Paraná

O Centro Islâmico Beneficente do Paraná é uma organização religiosa e educacional, sem fins lucrativos, onde todas as atividades são guiadas pela religião e não contradizem os ensinamentos do Islam.

No local também está a Escola Dania, a qual foi oficialmente inaugurada em 21 de outubro de 2018 com intuito de ensinar a língua e a cultura árabe à sociedade. Aspira ser um modelo de desenvolvimento contínuo, supervisionada por acadêmicos especializados em educação, para desenvolver currículos especiais, adequados à comunidade brasileira de falantes não-árabes.

Endereço:  R. Hildebrando de Araújo, 729 – Jardim Botânico

6) Confeitaria Al Baba

O confeiteiro Houssein Ibrahim fez questão de reproduzir uma confeitaria típica libanesa. Não fui ao Líbano (ainda), mas alí me sinto como se estivesse lá.

No local o carro chefe são os doces os quais ficam muito bem arrumados e você serve tipo self service. Quem sabe um blakawa, namura ou sablé.

Você encontra também um empório com temperos, massas de grão de bico

Endereço: R. Emiliano Perneta, 865 – centro

Bem Paraná

7) Baba Salim:

Uma mistura de restaurante e boteco bem perto do Teatro Guaíra, no centro.

O Baba serve pratos clássicos, mas o que combina com local mesmo são as pizzas libanesas com massa fina e muita azeitona, o kebab e também, o falafel.

Endereço: Rua Amintas Barros, 45 – centro

8) Memorial Árabe de Curitiba:

Inaugurada em 1996, a construção possui arquitetura marcante , como forma de homenagear os povos do Oriente Médio. Em formato de cubo, o Memorial Árabe está localizado sobre um espelho d’ água.

No interior funciona o Farol do Saber Gibran Khalil Gibran, que oferece biblioteca pública e espaço para leitura. O empréstimo do acervo é gratuito e mediante apresentação de comprovante de residência e documento de identificação. Gibran Khalil Gibran, além de ser lembrado através de um busto interno, também dá nome à praça que abriga o Memorial Árabe. O poeta e filósofo libanês marcou época ao produzir obras literárias respeitadas em todo o mundo.

Endereço: Av. João Gualberto, 141 – Centro Cívico

9) Badgad Café:

Localizado no bairro Mercês, o Bagdad Café celebra a civilização árabe, oferecendo o melhor da música, dança, decoração e culinária típicas deste povo milenar.

Dançarinas apresentam diversos estilos de dança do ventre, interagindo com os frequentadores (por equanto proibido devido ao covid-19).

Endereço: R. Padre Anchieta, 262 – Mercês

Foto: Raul Lagos

10) Avalon Rosemarie Castro:

Quer aprender dança do ventre? A melhor professora de Curitiba. Rosemarie Castro. (Fechado temporariamente devido ao coronavirus-19).

Endereço: Rua Bispo Dom José,20151

Site

Obs: Devido ao covid-19, muitos dos estabelecimentos de alimentação estão com horários diferenciados ou atendendo somente entregas. Entre em contato com o estabelecimento para saber mais.

Você também poderá gostar de:

RESTAURANTES DE REFUGIADOS EM CURITIBA

Acomodação em Curitiba? veja aqui

Sem comentários ainda

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code