Cuidados com sua bagagem. Saiba como proceder!

Cuidados com bagagem

Se você é alguém que está sempre viajando, saiba que em algum momento algum problema poderá acontecer com sua bagagem, pois nem sempre as empresas aéreas possuem o devido cuidado com as  dos seus passageiros. . Mas será que quem passa por esse problema sabe o que fazer?

Afinal, o que deve ser feito?

Em primeiro lugar, quando arrumar sua mala, coloque um papel, tag ou algo que contenha seu nome, telefone, whatsapp, email, endereço de DESTINO e seu endereço permanente visível dentro da mala, pois em caso de perda, a primeira coisas que eles fazem é abrir a mala para conseguir uma identificação do proprietário. Acho identificação fora da mala meio inútil, já que um tag pode desprender-se ou a etiqueta cair..enfim.

Há hoje em dia aparelhos de rastreio de bagagens o qual você compra, coloca ligado dentro de sua mala e, antes da decolagem e após pouso, você monitora onde está  sua mala via seu celular. Clique aqui para conhecer. Mas, se tiver interesse em comprar, encomende no mínimo umas três semanas de antecedência para que chegue ao seu endereço em tempo.

Tirem fotos da mala aberta com seus pertences e fechada de todos os ângulos e, de preferência, foto com data. Se possível, também, foto dela sendo despachada  com monitor que aparece o numero do voo e destino ao fundo. Explico: Prova de que sua mala estava intacta ANTES do embarque. Aconteceu comigo em um voo Porto Alegre/ Buenos Aires pela GOL. A empresa alegou que ela já havia sido embarcada danificada…kkkkkkkkk. Detalhe: estava sem fundo qdo chegou lá..então embarcou assim?? “Gente estranha” tem em todo local, não é mesmo?

Caso você veja que sua mala foi danificada, vá imediatamente ao balcão da empresa e peça para preencher o RIB — Relatório de Irregularidades de Bagagem e guarde uma cópia com vc. Se posteriormente você for entrar com uma ação no pequenas causas, precisará dele, assim como as fotos.

__________________

________________

Outra coisa: LATAM (Não sei as outras), não coloca na etiqueta para retirar a bagagem ( o que fica com você), o peso da mesma. Aconteceu comigo em voo Congonhas / Curitiba, em janeiro de 2017. Questionei ao atendente isso e ela me falou que era assim mesmo Eu disse que não aceitava, pois se houvesse qualquer problema de perder algo na mala, é de praxe das empresas aéreas verificarem o peso de embarque e o peso que chegou ao destino. Me foi informado que o peso fica no sistema deles e ai pensei: nessas horas, qdo vai reclamar, o sistema sempre da um jeito de “sair do ar”, não é mesmo? Resumo: Peça que escreva à caneta o peso da mala na sua etiqueta, despache, vá imediatamente a uma loja da LATAM dentro do aeroporto (Os das principais capitais tem), faça uma ocorrência, peça cópia e peça tb para que seja enviado ao seu email. Todo procedimento durou menos que 5 minutos. Isto fica como prova e aí meu amigo, sistema pode sair do ar quantas vezes quiser..heheehe.

Não tem a ver com danos de bagagem, mas lembrei: O caso de uma passageira da LATAM que  um funcionário colocou droga dentro da bagagem dela. Passem aquele filme por fora da mala!! Não evita, mas dificulta. Já pensou depois ter que provar que a droga não era sua???

Quais são os seus direitos nos casos de mala danificada no voo?

O Procon e a Anac são instituições responsáveis, respectivamente, pela garantia dos direitos dos consumidores e pela fiscalização das companhias aéreas.” Assim dizem, mas não moveram uma palha quando precisei.

“Vale ressaltar que as empresas de aviação possuem obrigações nos casos de atrasos na entrega da bagagem e na ocorrência de estragos. Elas estão suscetíveis ao ressarcimento em dinheiro ou, dependendo do caso, ao pagamento de indenizações.” Leis no Brasil, sabe como  são, não? Melhor não levar isto muito à risca de obrigações da empresa aérea.

Seguindo os passo de identificar sua mala,tirar fotos, colocar proteção por fora, em caso de danos na bagagem preencher o formulário assim que chegar ao destino, já ajuda bastante. Melhor prevenir do  que se estressar, não é verdade?

______________

______________

 

3 comentários em “Cuidados com sua bagagem. Saiba como proceder!”

  1. Estou com uma açao no Emirates por conta q quebraram minha mala, a empresa alegou q eu tinha 7 dias p reclamar, liguei p um 0800, nao consegui, pensei q nao atendia por ser final semana, nao levei rm conta sabado e domingo!! Resultado eles alegam q perdi o prazo q a Anac da ao passageiro p reclamar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

73 − 64 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima