Cucina povera – O que é e pratos

Cucina ppvera o que é

Cucina povera, ou cozinha dos pobres, teve origem em áreas rurais do sul da Itália.

Comida que os pobres da região da Itália costumavam cozinhar, ditada pelo número limitado de ingredientes disponíveis – o que plantavam ou o pouco que podiam comprar. Alimentos à base de grãos, como macarrão, pão, polenta e nhoque eram produtos básicos da culinária camponesa, com arroz, feijão e leguminosas fornecendo a proteína tão necessária. Frutas e vegetais, provavelmente colhidos na natureza, seriam adicionados aos pratos para fornecer os nutrientes necessários. Importante mencionar que você achará muita literatura mencionando apenas a Toscana como raiz de tal cozinha, o que não é verdade. Coloque aí também Lazio, Campania, Calábria e outras do sul

Fagiole con le Cotiche – Feijão com porco

Outros ingredientes usados na cucina povera eram as massas feitas sem ovos, sopas de batata, macarrão com feijão, ensopados de vegetais e carnes eram usadas dos cortes descartados pelos ricos. Foi assim que nasceu o famoso prato napolitano de soffritto – quando um grande banquete estava sendo realizado, os pobres se reuniam do lado de fora do salão para coletar as partes indesejadas de qualquer animal que estivesse sendo cozido para a festa.

Soffritto napolitano

O pão era outro alimento à base de grãos usado em muitos pratos com cucina povera; pão dormido nunca era desperdiçado e bem aproveitado, como a clássica salada toscana panzanella e o prato da Puglia de cotto e patate. O pão era usado para rechear vegetais como pimentão, abobrinha e berinjela para fazer a refeição da família ir mais longe, além de fazer migalhas de pão para cobrir os alimentos para fritar. 

Panzanella

Como os pobres tinham poucos ingredientes disponíveis, eles aprenderam a valorizar o que tinham, cozinhar pratos com amor para torná-los mais saborosos e realmente usar toda a sua imaginação para fazer os pratos durarem bastante. Eles também aprenderam a conservar alimentos salgando, secando e curando. Muita comida italiana é baseada neste princípio – observe todas as carnes curadas e salsichas disponíveis em um armazém italiano de interior.

Nada jamais foi desperdiçado na cucina povera e essa tradição, assim como a forma de comer, ainda se mantém na Itália hoje. A simples simplicidade e sabor desses pratos humildes nunca param de me surpreender e eles dão uma grande visão sobre a desenvoltura do povo outrora pobre da Itália. Nos últimos anos, esse tipo de cozinha se tornou muito popular e pode ser visto em alguns dos melhores restaurantes, muitas vezes com preços altos. O facto de estes pratos serem cozinhados em casa e também comidos nos melhores restaurantes é sinal de que os pobres de anos atrás comiam muito bem! 

Para ter ideia melhor dos pratos da cucina povera, veja aqui as 10 melhores receitas . O site é em inglês, mas, se você usa o Chrome, pode traduzir.

Você já conhecia a cucina povera? Qual sua opinão?

Você também poderá gostar de:

10 MELHORES LUGARES PARA VISITAR NO SUL DA ITÁLIA

AS 6 MELHORES PRAIAS NA CALÁBRIA

Se você gostou do post, compartilhe com amigos

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

89 − 85 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima