Conheça Lima, Perú – Um Destino Reconhecido Pelo Turismo Internacional

Conheça Lima Perú, conhecida como destino internacional

Diferentes iniciativas privadas e públicas de recuperação do património da cidade e a fama internacional da sua gastronomia colocaram-na no mapa mundial.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Durante décadas, Lima foi conhecida por ser uma das cidades mais caóticas da América do SulOs seus permanentes engarrafamentos, a elevada poluição e a espessa massa de nuvens que cobre a cidade durante grande parte do ano tornaram-na num local hostil para os seus habitantes e pouco atrativo para os turistas.

Em 1964, o escritor Sebastián Salazar Bondy publicou o ensaio Lima la horríble , no qual criticava a desigualdade na sua sociedade desde os tempos coloniais. A inospitalidade de uma megacidade destruída pelo trânsito, poluída e caótica fez com que o título de “a horrível” passasse para o discurso popular e se tornasse uma espécie de estigma para a capital do Perú.

Mas nos últimos anos, embora provavelmente não no ritmo desejado, as coisas mudaram, a tal ponto que Lima se tornou um importante destino para o turismo internacional. Recuperação do património da cidade, bairros mais organizados para o turista, como Miraflores e parte de Barranco, e a fama internacional da gastronomia peruana colocaram Lima no mapa mundial dos destinos turísticos.

LIMA E CULINÁRIA PERUANA

Muitas vezes Lima é vista apenas como uma ponte para outros destinos mais conheidos no Perú como Cuzco e Machu Pichu, mas a cidade vem desenvolvendo uma personalidade própria como destino, em grande parte como epicentro do boom culinário que ocorreu em torno dos sucessos da gastronomia peruana nos últimos anos.

Não sou apreciador da alta cozinha, menus estravagantes, coloridos, caros e de onde eu saia com fome. Faço o estilo “menu obrero” mesmo, então vou poder colocar poucos locais premiados, badalados e caros por aqui. Mas um é impossível nao colocar, porque está na boca de todos os gourmets que visitam a cidade. O Restaurante Central, em Barranco. Reconhecido em 2023 como o melhor do mundo, e outros que ganharam fama nos últimos anos, como o Maido, dedicado à comida Nikkei, resultado da fusão da culinária peruana com a importada dos imigrantes japoneses que chegaram ao Peru no início do século XX.

Mas, como sabe quem já passou algum tempo nesta cidade, em Lima pode-se comer muito bem e a bom preço, não só nos restaurantes famosos, mas também nos comércios populares nas suas ruas, algumas bodegas e restaurantes mais clássicos como Bodega Juanito de Barranco com seus clássicos sanduíches, Pisco Sour, Cervejas e um ambiente pra lá de cultura Perú.

O Canta Rana, também em Barranco, logo atrás do supermercado Metro, é um local clássico para ceviche na cidade. Antes de querer pagar rios de dinheiro por um ceviche em Miraflores, aconselho a passar aqui.

Eu fiz este post AQUI com mais dicas de comidas típicas de Lima para você conhecer!

LIMA E O MAR

Durante muito tempo a cidade de Lima viveu de costas para o mar, absorvida no seu próprio turbilhão na falésia em que se ergue, mas a construção em meados do século passado do Circuito de Praias da Costa Verde , um grande eixo rodoviário entre as águas do Pacífico e do desfiladeiro, que vai desde leste a oeste da cidade, permitiu que o povo de Lima começasse a desfrutar de praias até então inacessíveis ou inexistentes. Algumas desses praias com parques, locais para esporte, shows, surfe e banho (no eixo Miraflores/Barranco/Chorrillos)

A REABILITAÇÃO DO CENTRO DE LIMA

Embora grande parte continue a ser um local barulhento e congestionado, nos últimos anos foram realizados projetos de reabilitação e remodelação que o tornaram mais favorável ao turismo. Vários são os locais para visitar nesta parte da cidade. Entre elas a Plaza de Armas, o Parque de La Muralla, Convento de San Francisco, a Chinatown, bodegas e tantas outras coisas.

CONCLUSÃO

Lima, como qualquer outra cidade sul americana, precisa melhorar em termos de segurança, serviços, transportes e também preços. Mas creio que está indo no caminho certo.

Uma das coisas que notei pela cidade é a falta de bares e cafés com mesas na rua…são bem poucos.

E quanto aos bairros legais para conhecer? Em um outro post!

PASSEIOS

Quer um roteiro personalizado em sua viagem a Lima?

Saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

47 − 37 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima