Um chalé no topo de um prédio em Buenos Aires.

Um chalet no top ode um predio em Buenos Aires

Se você já caminhou pela Av. 9 de Julio, na altura do Obelisco e olhou para cima, viu algo estranho…

Índice de conteúdo

INTRODUÇÃO

Sim! É um chalé no topo de um prédio de 9 andares em plena Av. 9 de Julio!

Já havia visto este chalé em outras idas à cidade mas, na última visita, em 2018, tentei entrar no prédio para chegar ao chalé e não consegui. Frustrado!

Curioso sobre como aquilo foi parar parar lá, comecei a pesquisar a história do local.

Isso que vamos ver neste post. A história do chalé e prédio, o presente e o que estão planejando para ele.

HISTÓRIA

Rafael Díaz, um imigrante espanhol, chegou ainda criança com sua família. Seus primeiros passos foram no ramo de tecidos, até que decidiu se dedicar aos móveis. Em 1926, comprou dois terrenos, onde construiu a sua primeira loja, que no início era uma tapeçaria. Pouco tempo depois, ele ergueu um prédio de nove andares para expor seus produtos, que vendia por catálogo.

Seus parentes dizem que Díaz trabalhou tanto que mais de um lhe disse:  “Você merece uma casinha no céu . “ Esse foi, talvez, o seu gatilho para construir um chalé de estilo normando no terraço de suas instalações. Para evitar longas viagens de sua casa em Temperley até seu negócio, ela se tornou seu  local de descanso.

Mas a casa ganhou valor uma década depois de ser construída. Em 1936, desde as alturas de seu chalé repousando, o espanhol pôde ver que o obelisco erguido a apenas 100 metros de sua empresa. Um ano depois, também testemunhou a inauguração do primeiro trecho da Avenida 9 de Julio.

O espanhol foi, talvez, um dos impulsionadores da publicidade em top ode prédios na cidade. Aproveitando seu chalé e a notoriedade que adquiriu ao longo dos anos, colocou um cartaz publicitário de “Mueblería Díaz” que ficou imortalizado em dezenas de fotografias da época.

Díaz comprou também uma antena de rádio e, através da frequência 630 do dial, lançou a LOK Radio Muebles Díaz. Do chalé em altura, ele transmitia promoções de negócios e tocava música. Mais tarde, essa estação se tornou a Rádio Rivadavia.

Foto: El Diario Sur

Em  1985 , o prédio foi reconvertido com o fechamento da famosa Loja de Móveis Diaz e transformado em um espaço de escritórios. Cada andar foi alugado para empresas, incluindo VISA, Despegar e Abbot . Mas, hoje,  esse negócio não é mais lucrativo.

PRESENTE

É um chalé simples, mas com vistas imbatíveis. Sem dúvida, o seu terraço é a inveja de muitos edifícios da área. De lá, você não pode apenas ver o Obelisco a poucos metros de distância . Além disso, a cúpula do Congresso e o Palácio Barolo são avistados . Ou as placas iluminadas da avenida principal da cidade e os carros, que não param nunca.

Hoje, essa construção histórica busca se reconverterOs herdeiros de Díaz estudam transformar aquela residência com as vistas mais exclusivas da Cidade em um passeio turístico . Mas eles também estão dispostos a ouvir propostas para vender o lendário edifício Sarmiento 1113, atualmente afetado pela pandemia.

Mas, qual é o valor deste edifício hoje com grande potencial de conversão e com um verdadeiro mito nos seus terraços? Calcula-se um preço de u $ s 1000 por m2. Levando em consideração que são cerca de 8 mil m2, o preço seria de pelo menos US $ 8 milhões.

Quer comprar?

Veja alguns passeios para fazer pela cidade com quem entende.

Clique nas imagens abaixo:

Você também poderá gostar de:

3 SEGREDOS SOBRE A CIDADE DE BUENOS AIRES

OS MELHORES APLICATIVOS PARA SUA VIAGEM A BUENOS AIRES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 12 =

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima