Sobre o certificado de vacinação COVID – 19

certificado de vacina para viagens

Com as viagens internacionais aos poucos voltando, um certificado de vacinação é necessário.

Vários países estão pedindo este certificado na entrada. Como fazer para conseguir? Veja abaixo.

A plataforma do Sistema Único de Saúde (ConecteSUS) passou a emitir o certificado de vacinação contra a covid-19 em inglês e espanhol, além de português. A iniciativa pretende facilitar a vida das pessoas que desejam viajar, especialmente para países em que se exige a imunização contra o coronavírus.

Apesar de ainda não ter uma validação internacional, pois ainda não há consenso entre os países sobre as regras de imunização contra a doença, o documento pode garantir a entrada de brasileiros nos locais que pedem comprovação de vacinação.

A emissão do certificado de vacinação só poderá ser realizada após a conclusão do ciclo de imunização que, na maioria dos imunizantes, é composto por duas doses. É necessário, também, a inclusão do registro e o processamento nos sistemas do Ministério da Saúde, o que pode demorar até dez dias. Depois disso, basta seguir os seguintes passos:

1. Baixar o App ConecteSUS, disponível para iOS e Android, ou acessar a plataforma na internet. (https://conectesus.saude.gov.br/home)
2. Efetuar o login com CPF e senha previamente cadastrados.
3. Acessar o ícone de “vacina”.
4. Acessar a opção doses administradas.
5. Acessar o botão de emissão do certificado (português, inglês ou espanhol). Se tudo estiver correto, em poucos minutos, será emitido o Certificado Nacional de Vacinação contra covid-19, com dados pessoais como nome, data de nascimento, sexo e CPF, além de informações sobre as doses da vacina (data de aplicação, instituição responsável pela fabricação ou importação da vacina, nome da vacina, descrição da dose, lote e estabelecimento de saúde).O certificado poderá ser autenticado utilizando um código de 16 dígitos ou QRCode, e tem 12 meses de validade. 

Lembre-se também que, mesmo vacinado, para uma viagem ao exterior, prudente contratar um seguro viagem que cubra gastos com COVID-19.

Veja aqui a lista de países que estão estão liberando entrada de brasileiros. Nem todos exigem o certificado de vacina.

oRGANIZAÇÃO DE VIAGEM



Deixe seu comentário

error: Conteúdo protegido !!
Rolar para cima