4 memoriais para conhecer em SP

4 memoriais para conhecer em SP

A cidade de São Paulo conta com um grande leque cultural para aproveitar.

Neste post, vamos conhecer 4 memoriais pela cidade onde contam um pouco da história do país e / ou da cidade de São Paulo. Em uma época de muita informação e pouca cultura, vale a pena conhecer, aprender e analisar.

1 – MEMORIAL PENHA DE FRANÇA

O Memorial Penha de França é envolto de história, arte e cultura, tornando-se um marco não apenas para o bairro da Penha de França como para a cidade de São Paulo.
Situado em um casarão histórico datado de 1930, o local está protegido pelo Patrimônio Histórico. Nele, acontecem cursos, oficinas, exposições, saraus, atividades escolares, ensaios, eventos, dentre muitas outras atividades.

O local ainda conta um acervo digital de aproximadamente 600 imagens restauradas (a mais antiga de 1905), gravuras do período colonial e documentos de resgate cultural e histórico.
Os espaços são compostos pelo estúdio Cris Ferrantini, Sala de Exposição Hedemir Linguitte, uma pequena biblioteca com livros e documentos de pesquisas de assuntos já tratados no Memorial, um espaço de convivência (café), um pequeno museu com câmeras e equipamentos eletrônicos da fotografia. Os visitantes são recebidos como se estivessem entrando na casa antiga de um amigo. O espaço é bem intimista, pois foi respeitado a arquitetura original da antiga residência sem sofrer qualquer mudança, o que dá uma atmosfera de aconchego e um clima favorável à conversas, trocas de experiências, ouvir contação de histórias da Penha de França, assunto preferido de seus curadores.

2 – MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO

O Memorial da Resistência de São Paulo é um museu que preserva as memórias da resistência e da repressão política do estado de São Paulo. Foi inaugurado em 24 de janeiro de 2009 e seu programa museológico está estruturado em procedimentos de pesquisa, salvaguarda (ações de documentação e conservação) e comunicação (exposições e ações educativas e culturais) patrimoniais por meio de seis linhas de ação: Centro de Referência, Lugares da Memória, Coleta Regular de Testemunhos, Exposição, Ação Educativa e Ação Cultural. O edifício onde funciona sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (DEOPS-SP) entre os anos de 1940 a 1983.

3 – MEMORIAL DO HOLOCAUSTO

O Memorial foi criado justamente em memória às seis milhões de vítimas de genocídio durante os anos de 1933 e 1945, na Segunda Guerra Mundial.

Localizado na antiga Sinagoga do Bom Retiro, o museu ocupa o último andar do Memorial da Imigração Judaica e ambos estão abertos ao público. Agende sua visita aqui.

4 – MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

Considerado a esquina da América Latina em São Paulo – SP, o Memorial da América Latina é um centro cultural cheio de história e lazer na capital paulista.

Inaugurado em 1989, o Memorial da América Latina está localizado em uma área de quase 85.000m², colado ao Terminal do Metrô Barra Funda em São Paulo – SP. Desde a sua fundação, é conhecido como “a esquina da América Latina em São Paulo” e hoje, é considerado um centro cultural, histórico e de lazer para os paulistanos. O conjunto arquitetônico foi projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e é uma importante referência na paisagem urbana da capital paulista. Inclusive, o monumento “Mão”, do próprio Oscar, é o principal cartão-postal do Memorial. 

Já conhece algum deles? Qual sua opnião?

PASSEIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 67 = 76

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima