12 fatos curiosos sobre a Albânia

12 fatos curiosos sobre a Albânia

Este país, ainda um pouco desconhecido, traz vários fatos curiosos e bem interessantes

1 – INTRODUÇÃO

A Albânia é um país do leste Europa que faz fronteira com a Grécia, Macedônia e Sérvia. A população viveu durante muito tempo sob um regime comunista fechado. Hoje, com a abertura política e de mercado, o país atrai milhões de turistas para suas praias. Saiba mais a respeito a seguir:

2 – CURIOSIDADES

1 – A Albânia possui 28,7 quilômetros quadrados, tamanho equivalente ao do estado brasileiro de Alagoas.

2 – O lago Ohrid é o mais antigo da Europa e se localiza na fronteira da Albânia com a Macedônia do Norte. Ele se formou entre quatro e dez milhões de anos atrás.

3 – A língua predominante é o albanês. Mas nenhum turista se sentirá totalmente deslocado, uma vez que a maioria da população é poliglota. No ranking de segunda língua local estão o inglês, o italiano e o grego.

4 – O país tinha até o início da década de 1990 um regime de orientação comunista. Ao contrário dos demais países da região, que formavam um bloco político-militar liderado pela União Soviética, os albaneses mantinham relações mais estreitas com a China. Detalhe: era um dos regimes mais fechados do Leste Europeu.

5 – Os albaneses dizem “sim” de modo bastante curioso: balançando a cabeça como não para nós e não, balançando como sim!

6 – As mais belas praias albanesas se concentram no extremo sul, região conhecida como Riviera Albanesa

7 – A moeda local, o Leke albanês, você só consegue comprar no país.

8 – Importante ícone do catolicismo, Madre Teresa de Calcutá é considerada uma heroína nacional da Albânia. O seu local de nascimento é ainda hoje disputado entre albaneses e macedônios.

9 – A maior parte da população albanesa é composta de muçulmanos (cerca de 70% na última contagem). Um censo de 2011 mostra que cerca de 60% dos muçulmanos são sunitas e os restantes são xiitas Bektashi. Cerca de 17% são cristãos, o que torna o cristianismo a segunda maior religião, enquanto outros 17% são irreligiosos ou ateus.

10 – A Albânia tem mais de 700 mil bunkers (casamatas) espalhados por todo o país, sendo que praticamente todos eles foram construídos durante a ditadura de Enver Hoxha para proteger o país de uma invasão. A maioria dos bunkers nunca foi usada e muitos deles foram abandonados após a queda do comunismo, embora alguns estejam sendo bem utilizados como residências, cafés ou museus.

11 – Com o objetivo de atrair mais turistas ao país, a Albânia decidiu transformar a Ilha Sazan, uma ilha militar da época da Guerra Fria que conta com um bunker projetado para resistir a um ataque nuclear, em uma atração turística imperdível. Há planos em andamento para tornar a ilha mais hospitaleira para os visitantes, no entanto, uma proposta de cassino semelhante aos encontrados em Las Vegas já foi rejeitada.

12 – O raki é a bebida nacional albanesa, mas tenha em mente que uma dose dessa bebida equivale a cerca de três doses das bebidas alcoólicas tradicionais. Trata-se de um licor feito de uvas que é incrivelmente forte.

3 – PASSEIOS

Veja passeios uqe você pode fazer no país como FUIPORAIBLOG & CIVITATIS.

Clique nas imagens abaixo e saiba mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

63 − = 53

Rolar para cima
Rolar para cima