Turim ou Torino, é a capital do estado de Piemonte, ao norte da Itália. É a quarta maior cidade do país perdendo apenas para Roma, Milão e Nápoles.
O que eu sabia de Turim antes de vir para cá? Apenas que era sede da fábrica da FIAT e que possivelmente era frio para caramba.
Por que vim pra cá? Não sei. Apenas vim.. 🙂
Vamos conhecer mais sobre essa quase francesa Turim:
Fatos interessantes sobre Torino:
- O que mais me chamou atenção: O povo não faz aquele tipo italiano todo que conhecemos: gritão, hospitaleiro, gesticula até pelos cotovelos, canta etc.. muito pelo contrário. Os mais velhos são BEM fechados, nada receptivos. Acho que pela proximidade da França, pegaram o mau humor.. mas os mais novos já são bem mais abertos, dão informações sem problemas, falam inglês e são bem receptivos. Ainda, sem o estereótipo italiano.
- É sede da FIAT ( Fabbrica Italiana Automobile Torino);
- O rio Pó, o maior da Itália, corta a cidade;
- Foi capital da Itália entre 1861 e 1864;
- Foi onde surgiram as empresas RAI (Televisão) e Telecom Itália;
- A cidade foi construída sobre ruínas do império romano e até hoje há escavações;
- Para quem mora no sul do Brasil, final de outono (início de dezembro), não é tão frio.
Como chegar em Torino:
- Via aérea: Chegada aeroporto de Caselle, um pouco longe do centro. Para chegar até o centro de táxi, média de 35,00 Euros. Pode-se pegar ônibus executivo até a estação de trem Porta Nueva e, dependendo do local onde você ficará, pode ir caminhando até seu hotel/ apto, ou pegar um taxi.
- De trem: Há duas estações que recebem trens tanto das principais cidades italianas, quanto da França. São elas: Estação Porta Susa e Estação Porta Nueva. A segunda mais central. Para pesquisar trens na Itália, clique aqui
Onde ficar em Torino:
Embora Torino seja uma cidade grande, as atrações turísticas ficam bem centrais. Qualquer local próximo à estação de trem Porta Nueva, Via Garibaldi, Via Roma já está bom. Agora, se você quer viver mais o lado Torino de viver, misturando-se a locais, aconselho o bairro San Salvario ( onde estou) , ou regiões próximas às estações de metrô Carducci ou Spezia. Mapa do metrô aqui
O que ver / fazer em Torino:
- A catedral de Torino:
Na catedral está guardado o Santo Sudário, um pedaço de linho que acredita-se ter envolvido Cristo após a crucificação.
Antes podia-se tirar fotos no interior da igreja. Hoje não mais.
Endereço: Via XX Settembre, 87.
- Parco Del Valentino:
É o segundo maior parque de Torino, com 500.000 m2. Famoso também pela Vila Medieval dentro dele e às margens do rio Pó.
Interessante passar algumas horas no parque, principalmente feriados e finais de semana para caminhar, visitar a vila medieval, alugar uma bicicleta, visitar o jardim botânico, escolher um bom lanche entre os inúmeros food trucks pelo parque, ou simplesmente apreciar o local.
Endereço: Corso Massimo d’Azeglio, 10126
A Vila Medieval dentro do parque.
- Eataly Torino:
EATALY, o paraíso da gastronomia e de produtos artesanais italianos. Aqui você encontra todo tipo de massa, carnes, peixes, molhos, focacia, geléias etc..
Não recomendado para quem está de regime e gosta de coisas do tipo “semente de girassol”. Perda de tempo.
Prepare-se para ficar pelo menos 1 hora lá dentro.
Fácil de chegar, Basta pegar metrô e descer estação Niza, caminhar alguns metros e perdição está lá esperando por você. 🙂
Endereço: Via Nizza, 230.
Gostou do que leu? Receba atualizações do blog gratuitamente:
Que ótimo seu Blog Antonio!
Que lugar lindo! Quero visitar!
Aproveite bastante!! 🙂
Parabéns pelo blog, Antonio. Interessante e útil.