O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

Curitiba é uma cidade que não tem muito a cultura do “cada bairro tem sua cultura própria” como Porto Alegre ou São Paulo, mas um local destaca-se por diferenciar-se de todo o resto da cidade, digamos assim. O bairro central São Francisco, nestes últimos 10 anos mudou bastante. Antigamente conhecido apenas pelo Largo da Ordem e um ou outro restaurante. Conheça mais sobre o bairro.

Foi no bairro São Francisco, que se instalaram os primeiros moradores da cidade. Em 1737 foi construída na região a Capela Nossa Senhora do Terço. Após ser adquirida pelos Irmãos Terceiros, foi rebatizada de Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas. Esta é a provável origem do nome do bairro.

O bairro hoje é conhecido como o reduto alternativo da cidade, onde moradores começaram a ver bares, restaurantes e pessoas lotarem a região até a madrugada. Pode-se comparar, de certa forma, o bairro com Cidade Baixa em Porto Alegre, ou Vila Madalena de São Paulo.

A parte mais famosa do bairro é o Largo da Ordem com seus vários bares com mesas ao ar livre, hostel, Feira do Largo da Ordem aos domingos, museu, igrejas, bibliotecas, cafés e lojas diversas. Alí encontra-se também  o famoso Bar do Alemão.

No Largo da Ordem encontramos também o restaurante A Caiçara (Comida Litorânea), com seu charmoso jardim para um almoço no verão.

Destacam-se ainda no bairro São Francisco o Museu Paranaense, o Palácio Garibaldi, a Casa da Memória e a Casa Romário Martins.

Um pouco mais acima do Largo da ordem, encontramos alguns bares e a Mesquita Árabe aberta para visitação aos domingos.

A parte menos turística e mais alternativa do bairro fica por conta da Rua São Francisco e adjacências. Alí você encontra uma rua com vários grafites em portas de estabelecimentos quando fecham, o Pizza CWB São Chico, uma forneria boêmia com pizzas em pedaços, bruschettas e bebidas.

Na altura do número 134, encontramos o restaurante Nonna Giovanna. Como diz : ” comida de vó em Curitiba”. Chegue cedo porque fica lotado para almoço nos finais de semana.

No número 154, encontra-se um dos restaurantes mais antigos e clássicos de Curitiba, o restaurante São Francisco. 60 anos com a mesma família e servindo pratos simples e fartos.

Logo ao lado do Restaurante São Francisco encontramos o Jokers Pub, que é um bar, pub, restaurante, boate, casa de shows, museu ou galeria de arte. O Jokers atende as várias tribos musicais da cidade, da música celta ao rock’n’roll, passando pelo samba, blues, soul, folk music, entre outros gêneros…Vale muito conhecer.

Ao longo da Rua São Francisco, na parte de baixo da Rua Riachuelo, você encontra brechós, mais bares e restaurantes com estilos mais alternativos.

Você já andou por esta área? o que achou? comente abaixo.

Que tal um passeio de 2h caminhando pelo centro histórico de Curitiba? Clique na imagem abaixo e saiba mais:

Cadastre-se no blog para receber atualizações:

Erro: Formulário de contato não encontrado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

59 + = 66

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima