O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

Por

sf1 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

Curitiba é uma cidade que não tem muito a cultura do “cada bairro tem sua cultura própria” como Porto Alegre ou São Paulo, mas um local destaca-se por diferenciar-se de todo o resto da cidade, digamos assim. O bairro central São Francisco, nestes últimos 10 anos mudou bastante. Antigamente conhecido apenas pelo Largo da Ordem e um ou outro restaurante. Conheça mais sobre o bairro.

Foi no bairro São Francisco, que se instalaram os primeiros moradores da cidade. Em 1737 foi construída na região a Capela Nossa Senhora do Terço. Após ser adquirida pelos Irmãos Terceiros, foi rebatizada de Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas. Esta é a provável origem do nome do bairro.

O bairro hoje é conhecido como o reduto alternativo da cidade, onde moradores começaram a ver bares, restaurantes e pessoas lotarem a região até a madrugada. Pode-se comparar, de certa forma, o bairro com Cidade Baixa em Porto Alegre, ou Vila Madalena de São Paulo.

A parte mais famosa do bairro é o Largo da Ordem com seus vários bares com mesas ao ar livre, hostel, Feira do Largo da Ordem aos domingos, museu, igrejas, bibliotecas, cafés e lojas diversas. Alí encontra-se também  o famoso Bar do Alemão.

sf2 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

No Largo da Ordem encontramos também o restaurante A Caiçara (Comida Litorânea), com seu charmoso jardim para um almoço no verão.

sf3 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

sf5 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

Destacam-se ainda no bairro São Francisco o Museu Paranaense, o Palácio Garibaldi, a Casa da Memória e a Casa Romário Martins.

sf6 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

Um pouco mais acima do Largo da ordem, encontramos alguns bares e a Mesquita Árabe aberta para visitação aos domingos.

sf7 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

sf8 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

A parte menos turística e mais alternativa do bairro fica por conta da Rua São Francisco e adjacências. Alí você encontra uma rua com vários grafites em portas de estabelecimentos quando fecham, o Pizza CWB São Chico, uma forneria boêmia com pizzas em pedaços, bruschettas e bebidas.

sf9 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

sf10 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

sf11 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

Na altura do número 134, encontramos o restaurante Nonna Giovanna. Como diz : ” comida de vó em Curitiba”. Chegue cedo porque fica lotado para almoço nos finais de semana.

sf12 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

sf13 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

No número 154, encontra-se um dos restaurantes mais antigos e clássicos de Curitiba, o restaurante São Francisco. 60 anos com a mesma família e servindo pratos simples e fartos.

são francisco - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

sf14 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

Logo ao lado do Restaurante São Francisco encontramos o Jokers Pub, que é um bar, pub, restaurante, boate, casa de shows, museu ou galeria de arte. O Jokers atende as várias tribos musicais da cidade, da música celta ao rock’n’roll, passando pelo samba, blues, soul, folk music, entre outros gêneros…Vale muito conhecer.

sf15 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

Ao longo da Rua São Francisco, na parte de baixo da Rua Riachuelo, você encontra brechós, mais bares e restaurantes com estilos mais alternativos.

sf16 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

sf17 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

Você já andou por esta área? o que achou? comente abaixo.

Que tal um passeio de 2h caminhando pelo centro histórico de Curitiba? Clique na imagem abaixo e saiba mais:

sf18 - O Alternativo Bairro São Francisco em Curitiba

Cadastre-se no blog para receber atualizações:

 

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta