Pedro, o fantasma do Palácio Salvo – Montevidéu

O fantasma do palácio Salvo

Há vizinhos que afirmam tê-lo visto no sétimo andar e outros no mezanino do prédio.

1 – INTRODUÇÃO

Para quem não sabe ou nunca esteve em Montevidéu, Palácio Salvo é um prédio icônico no centro da cidade. Já foi o prédio mais alto e que guiava os navios em alto mar, foi arte e cultura, esotérico, amado e odiado. Já foi prédio de apartamentos, escritórios, um pouco de prostíbulo e hoje mais “familiar”, digamos assim.

Várias lendas, ou verdades, acercam o famoso prédio. Uma delas é o da existência de um fantasma. O Pedro.

2 – O EDIFÍCIO

Em 12 de outubro de 1928, o Palácio Salvo foi inaugurado . Sua construção foi promovida pelos irmãos Salvo, daí o nome adquirido, e o trabalho foi realizado pelo arquiteto italiano Mario Palanti.

Está localizado na esquina da Avenida 18 de Julio e da Plaza Independencia. Antes de sua construção, a confeitaria La Giralda estava localizada lá. Era um local de encontro de figuras conhecidas da época, como a de Gerardo Matos Rodríguez, autor de La Cumparsita , um famoso tango que foi apresentado lá pela primeira vez.

O Palacio Salvo é um edifício com um estilo muito particular que o distingue dos outros. Em sua estrutura, você pode ver diferentes símbolos relacionados à Maçonaria. Assim como no seu irmão, o Palácio Barolo de Buenos Aires.

Possui 27 andares, 370 apartamentos e 95 metros de altura, sendo o edifício mais alto da América do Sul, superado apenas em 1935 pelo Kavanagh de Buenos Aires. Atualmente, a Antel Telecommunications Tower excedeu sua altura, sendo, portanto, o segundo em Montevidéu.

3- O FANTASMA

Acredita-se que “Pedro” seja o fantasma de um dos irmãos Salvo, morto quando foi ao cinema por um assassino em 29 de abril de 1933. Ele foi capaz de apreciar o prédio por apenas cinco anos.

Existem muitos relatos de pessoas que moravam e trabalhavam no prédio, e sempre coincidem em ter visto a figura de um homem de boa conduta e muito bem vestido.

As pessoas que moram no Palácio Salvo afirmam tê-lo visto na escada e  no sétimo andar. Alguém poderia pensar que tal situação provocaria medo, mas ninguém afirma tê-lo, muito pelo contrário. Os depoimentos concordam que é um bom espectro, que em situações extremas está sempre presente, ajudando as pessoas. Muitos dizem que lhes trouxe sorte.

Outra história conta que uma garota caiu da escada e um bom homem veio ajudá-la. Quando ela foi para casa contar o que havia acontecido com ela, deu a mesma descrição do homem.

No edifício, é muito comum as portas abrirem e fecharem sozinhas. Os porteiros garantem que os elevadores antigos e modernos instalados há pouco tempo sobem ao sétimo andar e depois descem sem ninguém lá dentro. Uia!!

4 – VIDEO

Assista ao vídeo sobre um documentário do jornal Uruguaio El Observador. Está em castellano, mas fácil de entender.

Texto adaptado de Todo Uruguay.

5 – LIVRO

Quer saber de tantas outras histórias e particularidades deste emblemático edifício no centro de Montevidéu? Veja o livro abaixo. Em espanhol, mas de fácil entendimento.

Interessados nas histórias do Palácio Salvo? Veja abaixo:

Palacio Salvo Amazon

Neste livro, por meio de suas pesquisas e paixão, os autores nos convidam a percorrê-lo para descobrir sua história e as histórias que, em suas entranhas, foram tecidas ao longo do tempo. O Palácio Salvo é uma silhueta que identifica Montevidéu, um símbolo de concreto e osso. É história e presente. Nele existem memórias e mistérios, corredores silenciados, pinturas escondidas em seus mezaninos, acordes de La cumparsita, ecos de grandes danças em seus magníficos salões, histórias latentes em seus cantos e recantos, arquitetura simbólica, arte e, também, a vida cotidiana de habitantes passados e presente. Veja mais

Já conhecia o Palácio Salvo? Qual sua opinião?

6 – PASSEIOS

2 comentários em “Pedro, o fantasma do Palácio Salvo – Montevidéu”

  1. Muito legal, eu adoro o Uruguai e Montevideo é apaixonante. Estive no edifício em 2019 com minha esposa e me impressionei com as histórias contadas pelo recepcionista do hotel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 68 = 69

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima