Como funciona seguro viagem para doenças preexistentes – Descubra

Seguro viagem e doenças preexistentes

Todo mundo sabe que é importante contratar um seguro viagem antes de partir para as férias, mas muitas vezes, na hora de contratar o serviço, o segurado fica na dúvida.

Quer descobrir como funciona o seguro viagem para doenças preexistentes e garantir a cobertura que você precisa? Confira tudo aqui!

1.PARA QUE SERVE SEGURO VIAGEM

seguro viagem é um conjunto de seguros que visa minimizar situações desconfortáveis durante viagens nacionais ou internacionais, oferecendo serviços, reembolsos ou indenizações no caso de emergências e imprevistos.

Em geral, há seguro para extravio de bagagem, cancelamento do voo, despesas médicas, acidentes que geram incapacidade ou morte, translado de corpo, medicamentos, assistência odontológica, etc.

2. COMO A COBERTURA É CONTRATADA

Diversas agências oferecem um seguro com despesas médicas para viagens, seja como parte de um pacote de seguro viagem completo ou de forma isolada.

No caso do seguro para viagens internacionais, no entanto, todas as apólices devem oferecer pelo menos cobertura para despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas, translado de corpo, regresso sanitário e translado médico.

3. DOENÇA PREEXISTENTE PARA O SEGURO VIAGEM

A resolução nº 315/14 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão que regula a venda de seguros viagem, define “doença preexistente” como toda doença que o indivíduo sabe que possui no momento da contratação do serviço.

4. O SEGURO COBRE PREEXISTÊNCIA

Segundo a mesma resolução nº 315/14 do Conselho Nacional de Seguros Privados, em casos de emergência e urgência, todo seguro viagem que cubra despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas é obrigado a cobrir as despesas médicas relacionadas a doenças preexistentes.

Assim, se, por exemplo, o diabetes descontrolar durante a viagem e for necessária uma visita ao serviço de pronto atendimento de urgência ou emergência, isso será pago pelo seguro — mesmo que essa doença não tenha sido declarada anteriormente.

Nesse caso, a cobertura será feita apenas ao tratamento realizado para estabilização do quadro de saúde, de forma a permitir que o indivíduo siga com a viagem ou retorne para casa.

Além disso, é necessário ficar atento ao valor dessa cobertura, já que a maioria dos planos tem um limite financeiro pré-determinado, como R$110 mil ou US$20 mil, e a cobertura às doenças preexistentes também deve respeitar esses limites.

Faça uma cotação de seu seguro viagem aqui

5. ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA X URGÊNCIA

Emergência é todo atendimento oferecido a indivíduos que estão correndo risco de morte. Esse tipo de serviço deve ser realizado de forma imediata, dentro de poucos minutos.

Já o termo urgência inclui atendimentos que, quando não oferecidos, geram complicações graves, mas não morte, devendo ser realizados dentro de algumas horas, por exemplo.

6. DOENÇAS PREEXISTENTES PRECISAM SER DECLARADAS?

Não! As seguradoras não solicitam declaração de saúde no momento de contrato do seguro viagem. Dessa forma, é preciso informar da existência da doença preexistente apenas no momento em que o atendimento médico for necessário.

7. SEGURADORA PODE NEGAR COBERTURA?

Não. Como estabelecido pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), se a seguradora dispensa o preenchimento da declaração de saúde pelo segurado, não é possível excluir qualquer doença preexistente da cobertura do plano.

8. DOENÇA CRÔNICA É CONSIDERADA PREEXISTENTE?

Sim. Em relação ao seguro viagem, doenças crônicas e doenças preexistentes recebem o mesmo tipo de cobertura, o que significa que elas serão cobertas se for necessário um atendimento de urgência ou emergência durante a viagem.

Faça uma cotação de seguro viagem aqui

9. COMO ACIONAR O SEGURO VIAGEM

Para acionar o seguro viagem deve ser uma tarefa fácil e rápida. Aconselho sempre, quando contratar a empresa de seguro, que essa tenha comunicação pelo Whatsapp. Ninguém é maluco de ligar do exterior para o Brasil e ficar “pedurado” na linha por um bom tempo, certo? Certifique-se também que essa comunicação pelo whatapp inicial, não seja a de atendimento eletrônico apenas..os tais digite 1,3,2000…Lembre-se que, se você está entrando em contato, é porque algo mais grave aconteceu e precisa um atendimento prático e rápido!

Gostou do post? compartilhe!

10 . ORGANIZAÇÃO DE VIAGEM

Organize sua viagem com FUIPORAIBLOG. Clique na imagem e saiba mais:

oRGANIZAÇÕ DE VIAGEM

Deixe seu comentário

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima