Foi em 5 de fevereiro, de 1890, que essa terra foi instituída como município de Colombo, nome em homenagem a Cristóvão Colombo
Em 1878, os primeiros imigrantes italianos chegaram ao município vindos,principalmente, da região de Veneto. Trouxeram consigo sua alegria, a sua fé,a sua cultura e o seu jeito de viver.
Quem visita, vivencia o legado deixado pelos italianos e pode perceber de que forma ainda influencia no dia a dia dos colombenses. Por esta razão, foi estruturado, em 1999, o Circuito Italiano de Turismo Rural, tendo como objetivo a preservação do meio ambiente, valorização da cultura e geração de emprego e renda no meio rural para evitar o êxodo rural.
Alguns locais a visitar:
Índice de conteúdo
Parque Municipal da Uva:
Local onde é realizada a maior festa do município, a Festa da Uva, em fevereiro. Conta com uma infraestrutura de churrasqueiras, lanchonete, trilha, local para caminhada, tanque para pesca, estacionamento, playground, acesso para deficientes físicos e sanitários.
Endereço: Rua Mal. Floriano Peixoto, 8771 – Centro.
Memorial do Imigrante Italiano:
Descubra a Casa do Imigrante Italiano Eugenio Mottin, entendendo como o nono e a nona vivam há décadas atrás!
A casa Eugênio Mottin, construída em 1922, foi realocada para o Parque Municipal da Uva e hoje é a casa que representa todos os imigrantes italianos de Colombo. Aqui o passado se faz presente através de pequenos detalhes, objetos, utensílios, roupas e memórias que relembram os primeiros imigrantes que aqui chegaram.
Endereço: Rua XV de Novembro, 105 – Centro
Museu Cristóforo Colombo:
Abriga acervo municipal desde a era indígena até os dias atuais. A casa é uma réplica da Societá Italiana di Mutuo Soccorso Cristóforo Colombo. Funcionava como escola, onde as aulas eram ministradas em italiano. Quando o médico visitava a cidade era ali que eram feitas as consultas, vacinas etc., além de servir como ponto de encontro dos italianos.
Endereço: Rua Mal. Floriano Peixoto, 8771
Memorial ítalo – Polonês:
A valorização da cultura polonesa e italiana em um só espaço.
A casa da família Perin e Puka foi doada para abrigar o atual Memorial Ítalo-Polonês, com o objetivo de trazer traços da cultura deixada pelos imigrantes poloneses. Foi realocada para o Parque Municipal da Uva em 2017, compondo junto ao Museu Municipal e ao Memorial do Imigrante Italiano, importantes atrativos culturais.
Endereço: Rua Mal. Floriano Peixoto, 8771
Igreja Nossa Senhora do Rosário:
Construída em 1899, com belíssima arquitetura italiana, é réplica de uma igreja de Vicenza, no Norte da Itália. Em seu interior, quadros, objetos sacros e mármores que vieram da Itália ressaltam a fé e a religiosidade dos imigrantes italianos.
Endereço: Rua Francisco Busato, 8114 – Centro
Pesque Pague Morro das Pedras:
Pesque-pague com 3 tanques, lanchonete, campo de futebol e churrasqueiras.
Horário de atendimento: Qua. a dom. das 7h às 19h.
Endereço: Rua José Strapasson, 556 Santa Gema
Restaurante Pasárgada:
Almoço Rural no sistema “Tudo Incluído” com mesa de entradas, buffet de saladas orgânicas, pratos quentes (servidos no fogão a lenha), vinho, cerveja, refrigerantes, água mineral, sobremesas e café. Espaço para eventos.
Horário de atendimento:Sáb., dom. e feriados das 11h30 às 14h30 (almoço).
Endereço: Rua Orlando Cecon nº 128 – São João
Assim que você tiver uma oportunidade, visite o local. Vai gostar!!