“Eu sou da Mooca, bello!” A Mooca é um dos bairros mais tradicionais de São Paulo e o orgulho de quem mora por lá é um dos seus traços característicos.
Pizzarias, ótimos restaurantes, crescente vida noturna.
Conheça mais o bairro:
HISTÓRIA:
A Mooca nasceu em 1556, apenas dois anos depois da fundação de São Paulo, mas foi no final do século 19 que a população explodiu, na esteira da construção da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, que passava pelo bairro levando o café produzido no interior do estado pra ser exportado pelo Porto de Santos, e trazendo os imigrantes que chegavam de navio para trabalhar na lavoura.
Na Mooca foi construída a Hospedaria dos Imigrantes, para abrigar e destinar os trabalhadores. Muitos, principalmente italianos, ficaram pelas redondezas, e acabaram virando mão-de-obra das indústrias que começaram a se instalar próximas à linha do trem, como o Cotonífico Crespi, o Moinho Santo Antonio e a fábrica da cervejaria Antarctica. Em 1926, os operários do Cotonífico fundaram o tradicional Clube Atlético Juventus, que batizou seu estádio, na Rua Javari, de Conde Rodolfo Crespi. As cantinas, pizzarias e docerias tipicamente italianas se espalharam pelo bairro.
O QUE VER / FAZER
Você pode começar seu passeio pelo Museu da Imigração, também conhecido como Memorial do Imigrante, que fica na Rua Visconde de Parnaíba com a Rua Almeida Lima, bem pertinho da loja do Meggashop. Além das exposições que mostram como era a vida dos imigrantes que chegaram a São Paulo, com objetos de época, e da própria arquitetura do prédio, que era a Hospedaria dos Imigrantes, você encontra um ótimo jardim e café.
Endereço: R. Visc. de Parnaíba, 1316
Na Rua Almeida Lima 1176, bem em frente à loja do Megga, na Universidade Anhembi Morumbi, fica o Teatro Gamero, sempre com uma programação de qualidade que inclui comédias e musicais.
Na Rua Javari 117, que sedia o estádio do Juventus. Assistir a um jogo da tradicional equipe de camisa grená é uma das experiências obrigatórias da Mooca! A comunidade do bairro abraçou o time e canta e “corneta” os adversários durante toda a partida, e o clima do pequeno estádio, com capacidade para 5 mil espectadores, é único.
O Cotonifício Crespi foi fundado em 1897 pelo imigrante italiano Rodolfo Crespi e tornou-se uma das maiores fabricas de São Paulo nos anos anteriores à Primeira Guerra. A construção do edifício se iniciou em 1898, com uma área industrial de 50.000 m² e 3000 cavalos de força movidos à eletricidade, a fabrica foi um dos primeiros e maiores clientes da São Paulo Tramway, Light and Power Co.
A empresa passou por longos períodos de grande prosperidade e só começou a enfrentar dificuldades na década de 1950, devido a seus equipamentos terem ficado obsoletos. Fechou em 1963. O prédio ficou abandonado por anos, até que em 2003, a rede de hipermercados Extra, adquiriu o imóvel e quase o demoliu, sendo necessária intervenção do DPH e do Ministério Público na questão. Apenas sua facha foi preservada.
A Bliblioteca Afonso Taunay ocupa uma área de 2 mil metros quadrados e possui documentos originais sobre o bairro da Mooca e também há cerca de 20.000 exemplares de livros didáticos, dicionários, jornais e revistas. Fica na Rua Taquari, 589.
Como todo bom bairro italiano, comer é o principal passatempo. Eis uma lista de locais para “comer de verdade, bello!!”
ONDE COMER
DI CUNTO
A mais tradicional do bairro inaugurada no ano de 1846 como fábrica de panetones e com o passar do tempo aumentou seu cardápio com massas, salgados, saladas e muitos outros, além do famoso doce cannoli. Site
Endereço: Rua Borges de Figueiredo, 61
HOSPEDARIA
O Hospedaria serve comida dos imigrantes italianos em São Paulo. Risoto com arroz brasileiro mesmo…Sem gourmetizações..
Frango a passarinho.
Maltagliati.
Pão de torresmo.
E couvert com “chuchação” livre.
Sem mais!
Endereço: Rua Borges de Figueiredo,82
Depois dos jogos, que acontecem de manhã ou à tarde (pois o estádio não tem iluminação), a pedida é passear pelas ruas com as casinhas típicas do bairro, e matar a fome. As esfihas da Esfiharia Juventus, as pizzas da Pizzaria São Pedro e da Pizzaria do Ângelo
PIZZARIA BENDITA MARIA
Para quem deseja conhecer um lugar diferente e saborear uma deliciosa pizza italiana, a Bendita Maria é o local perfeito. Com uma decoração totalmente original: os objetos e utensílios de cozinha pendurados nos tetos e paredes impressionam à primeira vista quem entra. Em um espaço com vários ambientes e capacidade para 250 pessoas, possui uma adega com diversos rótulos.
Endereço: Rua dos Trilhos, 1269
DON CARLINI
O grupo de restaurantes de culinária italiana tem destaque para as massas artesanais e ambiente refinado.
Endereço: Rua Dona Ana Néri, 265
MOOCAIRES
Um gastro bar argentino, o Moocaires tem como carro chefe as empanadas, mas também oferece ojo de bife, linguiça, Bife de chorizo..tudo em um ambiente típico porteño. Servem cerveja Patagônia, além de óbvio, a Quilmes.
Endereço: R. da Mooca, 3593
Veja também mais posts sobre São Paulo. Clique aqui
Organize sua viagem com FUIPORAIBLOG. Passagens, hospedagem, seguro, aluguel de carro..
Clique na imagem:
Procurando acessórios para sua viagem? mala, adaptadores, necessaires..
Clique na imagem abaixo:
Para ficar 100% atualizado com os posts do FUIPORAIBLOG, Cadastre-se abaixo. Sou 100% contra Spam.