Multicultural, gigantesca e cheia de gente, Istambul é uma cidade extensa com uma grande alma e que reúne muitas personalidades diferentes.
Situada em dois continentes, empoleirada em sete colinas, habitada por 17 milhões de pessoas, dividida em 39 distritos, dos quais 25 do lado europeu e 14 do lado asiático .
Nest post, mostro alguns dos mais famosos na cidade.
Índice de conteúdo
1- LADO EUROPEU
O lado europeu de Istambul é dividido em duas partes principais: ao sul está a cidade antiga centrada no distrito de Sultanahmet, onde estão localizadas as atrações turísticas e culturais mais famosas da cidade, enquanto ao norte estão as áreas de Taksim e Beyoglu , o centro da cidade moderna.
1-1- DISTRITO DE FATIH
Fatih é um dos bairros mais antigos e visitados de Istambul . As três principais áreas de Fatih são Sultanahmet, onde fica grande parte dos pontos históricos de Istambul, Eminönü, onde fica um dos principais portos da cidade, a Hagia Sophia, e o próprio bairro de Fatih, uma área conhecida por ser mais conservadora e sede do Universidade de Istambul.
1-2- DISTRITO DE BEYOGLU
Em uma subida íngreme ao norte do Corno de Ouro, em frente à cidade antiga, a “nova cidade” de Beyoğlu, anteriormente chamada de Pera, ou seja, “além”. Na verdade, a nova área abriga assentamentos há mais de 2.000 anos. No início do período bizantino, comerciantes judeus residiam em Pera, então, no final do século 13, o distrito de Galata foi doado a mercadores genoveses como recompensa por ajudar os bizantinos a roubar a cidade dos cruzados.
Na era otomana, as potências europeias estabeleceram embaixadas e centros comerciais aqui, transferindo assim o centro comercial de Istambul da área do Grande Bazar. Hoje Beyoğlu é o coração da cidade europeia, com ruas (como İstiklâl Caddesi, o calçadão) ladeadas por consulados, igrejas, bares elegantes e lojas da moda. Também nesse distrito encontramos a Torre de Galata, Taksim e a área chamada Karakoy com sua vida noturna. Outro bairro desse distrito é Cihangir, o qual está entre os bairros mais modernos, boêmios, jovens e liberais de Istambul.
1-3- DISTRITO DE BESIKTAS
Beşiktaş está localizado a uma curta distância de Taksim , um dos bairros de Istambul que mais fascina os turistas, outrora o centro da vida do período imperial otomano. É um bairro marítimo que se abre diretamente para o Bósforo, que abriga inúmeros edifícios históricos, mas também modernos. Um dos centros mais importantes da cidade por sua localização conveniente e sua grande acessibilidade por transporte público.
Na mesma área, encontramos o bairro Bebek, o qual é reduto dos abonados e suas mansões à beira mar.
1-4- DISTRITO DE SISLI
O distrito de Şişli é considerado a área mais exclusiva de Istambul graças aos seus hotéis de luxo e centros comerciais. Um exemplo é Istanbul Istanbul Cevahir , o maior shopping center da Europa com mais de 300 lojas que vendem marcas locais e internacionais. O complexo também possui vários restaurantes e cinemas.
2- LADO ASIÁTICO
A parte asiática de Istambul é principalmente residencial, uma área menos turística que a parte ocidental. No entanto, esta área preserva panoramas extraordinários, monumentos grandiosos e bairros fascinantes que estão lentamente testemunhando um rápido desenvolvimento de todos os pontos de vista.
De Üsküdar, com suas belas mesquitas, em Kadikoy com seus mercados e cafés, até o bairro Moda e seu enorme porto e vida noturna.
2-1- KADIKOY
Kadiköy é o centro nervoso da Ásia, é o Taksim da Anatólia, bem como o local da antiga colônia grega da Calededônia, fundada em 676 AC.
Hoje Kadiköy é uma área muito movimentada que ainda mantém as tradições e a atmosfera típica do passado. Desde o seu animado mercado de peixe, legumes e frutos frescos e secos e especiarias, às padarias que vendem simit, às pastelarias de aspeto oitocentista a todas as horas, até aos milhares de cafés, restaurantes e danceterias hipster. E lembre-se, no mercado, não hesite em pedir para provar antes de comprar!
2-2- USKUDAR
Usküdar é conhecido como um bairro tradicional , um dos bairros mais conservadores de toda Istambul, onde a maioria das mulheres tem a cabeça coberta com lenços coloridos ou cobertos com véus, mas nao se deixe intimidar. Pra mim, um dos melhores bairros da cidade. Um ótimo mercado, parques, cafés, restaurantes e no há no bairro 180 mesquitas. Por do sol às margens do bósforo é sensacional.
2-3- KUZGUNCUK
Kuzguncuk é um antigo subúrbio de pescadores com vista direta para o Bósforo. É o único bairro em que as casas otomanas foram completamente renovadas e agora estão perfeitamente preservadas.
Kuzguncuk foi durante vários séculos habitada principalmente por judeus que, tendo fugido da Espanha em 1492, preservaram sua língua particular, o judaico-espanhol (ou ladino). Havia também armênios e gregos ortodoxos.
Hoje o bairro tem uma atmosfera boêmia , ponto de encontro de jovens intelectuais, artistas, blogueiros e os mais destacados estilistas de Istambul. Há uma atmosfera calma e descontraída entre suas ruas de paralelepípedos e casas coloridas. As igrejas, sinagogas e mesquita (construída apenas em 1952, no pátio de uma igreja armênia e com a contribuição da comunidade armênia) ainda estão lado a lado.
Esses são apenas alguns bairros mais conhecidos da cidade, mas há inúmeros outros. Já conhece algum?
LINKS
10 PRATOS PARA VOCÊ EXPERIMENTAR EM ISTAMBUL
ARNAVUTKOY – O CHARMOSO BAIRRO DE ISTAMBUL