Ao norte na cidade, do lado europeu e pertencente ao bairro de Besiktas, encontra-se este bairro Art Nouveau.
Índice de conteúdo
INTRODUÇÃO
Um caldeirão de herança turca , grega, judaica e armênia, Arnavutkoy é famosa por suas yalis de madeira , mansões da era otomana construídas em madeira e embelezadas com decorações Art Nouveau.
Um bairro pouco conhecido por turistas devido ao fato de os locais manterem como um segredo de local calmo na grande metrópole.
Se você está procurando escapar da confusão de Eminonu, da balbúrdia de Taksim e explorar uma parte totalmente distinta e quase livre de turistas de Istambul, então uma tarde em Arnavutkoy – que ainda tem seu ar de vilarejo – pode ser exatamente o que você precisa.
HISTÓRIA
O nome Arnavutkoy significa ‘aldeia albanesa‘ em turco. Segundo a história, em 1468, o sultão Mehmed II (que liderou várias campanhas contra os albaneses e seu líder militar, Skanderbeg) recrutou artesãos da Albânia para pavimentar as ruas de Constantinopla.
Outras fontes atribuem a migração de famílias albanesas a um esquema que buscava reabastecer a população da cidade depois que Mehmed II (também conhecido como ‘Mehmed, o Conquistador’) colocou Istambul sob controle turco em 1453.
De qualquer maneira, os albaneses se estabeleceram neste trecho da costa do Bósforo entre Ortaköy e Bebek, juntando-se à histórica comunidade grega da área . E assim ficou conhecido como Bairro Albanês .
O QUE VER
AS MANSÕES OTOMANAS
Se você chega de balsa ao bairro, já vê as imponentes casas otomanas na orla.
Construído no final do século 19 e infundido com elementos Art Nouveau , eles representam uma fusão de inclinações otomanas, gregas e européias.
As casas são de estilo otomano tardio, com floreios Art Nouveau, mas na verdade pertenciam a famílias gregas. Na década de 1970, quase todos com raízes gregas ou albanesas haviam emigrado de Arnavutkoy, deixando para trás suas belas casas.
ROBERT COLLEGE
Em 1863, o Robert College , a escola americana mais antiga fora dos Estados Unidos, foi estabelecido em Istambul, e Arnavutkoy foi escolhido como sua localização. Entre seus ilustres ex-alunos está o famoso escritor de Istambul, Orhan Pamuk.
PRAÇA COM BUSTO DE ATARTUK
Diretamente em frente ao terminal de balsas, você encontrará uma pequena praça com um busto de bronze de Ataturk . Ao caminhar, você notará mais homenagens ao pai fundador da Turquia moderna espalhadas por Arnavutkoy. Vários cafés circundam a praça.
IGREJA ORTODOXA GREGA DE TAKSIARKIS
A Igreja Ortodoxa Grega de Taksiarkis (Arnavutköy Aya Strati Taksiarhi Rum Ortodoks Kilisesi) é impossível perder. Construída em 1899 com gesso e pedra talhada, a capela dourada ainda é um local de culto ativo e recebe Liturgia todos os domingos. Os visitantes são bem-vindos para se juntar à pequena comunidade ortodoxa sobrevivente de Arnavutkoy em adoração.
MESQUITA TEVFIKIYE
Construída em 1832 e recentemente restaurada, possui um terraço elevado com uma vista impressionante do Bósforo.
CAMINHAR PELO BAIRRO
Caminhar sem destino específico para conhecer os “cantos” do bairro e suas belezas.
ONDE COMER
Alguns locais para você passar umas horas e se deliciar pelo bairro.
HIDE ARNAVUTKOY
Um local ao ar livre para você aproveitar tudo que o bairro oferece. Café, pratos saudáveis, café da manhã e tudo o mais.
CREPAN
Um ótimo local para crepes, vários sabores e em local aberto com mesas na rua.
ARNAVUTKOY ISKELE BALIK
Para aqueles que querem um estilo mais sofisticado e romântico e com uma linda vista para o Bósforo.
COMO CHEGAR
Se você estiver do lado asiático, pegue a balsa tanto de Uskudar quanto Kadidoy para Besiktas (lado europeu). De Besiktas outra balsa para Arnavutkoy. Fique atento aos horários, pois as balsas para Arnavutkoy não são com tanta frequência quanto para locais turísticos.
Se você já estiver no lado europeu, pegue balsa para Besiktas e depois seguindo como acima.
Nao aconselho ônibus pelo fato de demorar muito. Não há metrô para Arnavutkoy.