Centro Histórico de Santos -SP – O que fazer

São vários locais interessantes a visitar no centro / centro histórico de Santos.

Como próprio nome diz, rico em história, arquitetura e locais clássicos da cidade,. Vamos ver alguns locais:

a) Museu do Porto:

O Museu do Porto de Santos, ou simplesmente Museu do Porto, é um museu que integra o Complexo Cultural do Porto de Santos e foi inaugurado em novembro do ano de 1989 com um acervo que conta a história do Porto de Santos por meio de objetos históricos de total relevância para a história do Porto e do Brasil. Não fica bem o centro Histórico, mas próximo.

Horários: Segunda, quarta, quinta e sexta das 8h às 18h

Endereço: Av. Conselheiro Rodrigues Alves, S/N

b) Pantheon dos Andradas:

Jazigo das cinzas de José Bonifácio de Andrada e Silva, o ‘Patriarca da Independência’, e de seus irmãos Antonio Carlos, Martim Francisco e padre Patrício Manuel, o pantheon foi inaugurado em 7 de setembro de 1923. O templo cívico ocupa o espaço da antiga portaria do Convento do Carmo e conta com monumento projetado pelo escultor Rodolfo Bernardelli, feito na Itália – as peças chegaram em 19 caixas, foram a leilão por questões alfandegárias e arrematadas por comerciantes e pela Sociedade Humanitária de Santos.

Horários: Terça a domingo das 11h às 17h

Endereço: Praça Barão do Rio Branco  16 – anexo, Centro Histórico

c) Teatro Coliseu:

Maior teatro da cidade, com capacidade para 1 mil espectadores, o Teatro Coliseu possui a configuração atual desde 1924. O prédio em estilo eclético, belos afrescos e detalhes arquitetônicos, conta com acústica excelente e requintes de decoração que lhe deram fama e o classificaram entre os melhores do país.

Palco da estreia do cinema falado em Santos, em 1929, o Teatro Coliseu recebeu os principais musicais, concertos, óperas, peças teatrais e outros espetáculos de companhias nacionais e internacionais. Entrou em decadência nos anos 1970 e foi desativado na década seguinte. Abandonado, passou quase 10 anos em obras de recuperação e reabriu as portas em 2006.

Horários: Aberto nos dias de eventos

Endereço: Rua Amador Bueno  237, Centro Histórico

d) Alfândega de Santos e Museu do Contrafeito:

Maior e mais importante unidade aduaneira do país, com jurisdição sobre 24 municípios (de Bertioga até a divisa com o Paraná), a Alfândega está instalada em prédio com 12.350m², de arquitetura eclética, com influência art-déco, inaugurado em 1934. Responsável pelo controle de 30% do fluxo de comércio exterior brasileiro, a repartição santista, criada em 1550, é a terceira a funcionar no país – a primeira foi em Salvador (BA) e a segunda, em São Vicente (SP).

No Museu do Contrafeito, formado por mercadorias falsificadas apreendidas no Porto de Santos, estão bolsas, tênis, relógios, além de outros produtos, muitos deles imitando marcas conhecidas.

Horarios; De segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30

Endereço: Praça da República, s/nº – Centro Histórico

e) Bonde Linha Turística:

A Linha Turística do Bonde oferece uma verdadeira viagem no tempo por 40 pontos de interesse histórico e cultural. Com saída da Estação do Valongo – prédio de 1867, da primeira ferrovia paulista -, os elétricos dos séculos 19 e 20 percorrem 5km no Centro Histórico em cerca de 40 minutos, em roteiro monitorado por guia de turismo.

São veículos originais, procedentes da Escócia, Portugal e Itália, que garantem a Santos o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina. Os motorneiros e condutores vestem réplicas do uniforme original da época em que os bondes eram o principal meio de transporte na cidade.

Horários: Ter – Sex: das 11h à 17h (saídas a cada hora cheia)

Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre nº 2, Valongo – Centro Histórico

f) Casa da Frontaria Azulejada:

Uma das mais significativas obras arquitetônicas de Santos, a Casa da Frontaria Azulejada foi construída em 1865 para residência e armazém do comendador português Manoel Joaquim Ferreira Netto (1808-1868).

Desde 2007, o prédio funciona como espaço cultural, onde são realizadas exposições, eventos beneficentes e espetáculos culturais. Além disso, serve frequentemente como locação para filmagens de propagandas, novelas, minisséries e filmes de curta e longa metragens.

Horários: De segunda à sexta das 9h às 17h

Endereço; Rua do Comércio, 121 – Centro Histórico

g) Casa de Cãmara e Cadeia:

Projetada em 1836 e concluída 30 anos depois, em função das guerras do Uruguai e do Paraguai, a Casa de Câmara e Cadeia é  monumento arquitetônico de grande valor histórico e cultural de Santos. Importante centro cultural, foi desde 1994 sede das Oficinas Pagu, do Governo do Estado de São Paulo.

Com mais de 2 mil m², o prédio histórico abrigou, ao longo dos anos, a Câmara (1870 a 1896), cadeia, Fórum, delegacias de Polícia e foi cenário da proclamação, em 25 de novembro de 1894, da primeira e única Constituição Municipal do país.

O imóvel tem, no térreo, cinco salas, e oito antigas celas da cadeia, que começou a funcionar em 1870 e permaneceu ativa por mais de 80 anos. Uma delas foi ocupada por Patrícia Galvão, a primeira presa política do país. Conhecida pelo pseudônimo de Pagú, ela foi escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista, cartunista, jornalista e militante política brasileira. Quando a Câmara passou a funcionar nos Casarões do Valongo (1896 a 1939), o imóvel continuou abrigando o Fórum, a cadeia e algumas delegacias de Polícia até 1956.

Horários: De segunda à sexta, das 9h às 18h

Endereço: Praça dos Andradas, s/n – Centro, Santos

h) Conjunto do Carmo:

Patrimônio nacional desde 1940, o Conjunto do Carmo é considerado um dos mais antigos relicários do barroco brasileiro – são duas igrejas unidas por torre com campanário ( Igreja dos Freis Carmelitas e Igreja da Venerável Ordem Terceira), revestida de azulejos marianos originais do século XIX, fachada incomum nesse período.

Horários: Das 13h às 17h

Endereço: Praça Barão do Rio Branco 16, Centro Histórico

i) Museu do Café:

Um lugar que reúne tradição, arquitetura, história, sabores e aromas. Instalado em um prédio de estilo eclético, com 6 mil m² e mais de 200 portas e janelas, o Museu do Café, inaugurado em 1998, é muito mais do que um local turístico que exalta o principal produto brasileiro de exportação no final do século 19. É uma experiência de variadas sensações, que vão do início do cultivo do grão até a consolidação do café como um dos símbolos nacionais. Exposições permanente e temporárias, obras de arte, mobiliário de época, loja temática e cafeteria que serve os melhores grãos café – e até o mais caro e raro do país – são algumas de suas muitas atrações.

Horários: Terça a sábado, das 9h às 17h; Domingo, das 10h às 17h.

Endereço: Rua XV de Novembro nº 95 – Centro Histórico

j) Monte Serrat:

Passeio feito de bondinho, a não ser que você queira subir 416 degraus…

Lá no alto você encontra o antigo cassino e o Santuário de Nossa Senhora do Monte Serrat. Além disso, dá para ver uma vista incrível de Santos e parte de Guarujá e Cubatão. Também no topo do Monte Serrat fica um café , onde é possível se deliciar e curtir a vista da cidade.

Endereço: Praça Correia de Mello, 33 – Centro

k) Museu Pelé:

O Museu Pelé fica nos antigos Casarões do Valongo (reconstruídos) e apresenta a trajetória do Rei Pelé. Estão expostos, por exemplo, documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus. Além disso, você vai ver muitos outros itens do acervo pessoal do “atleta do século XX”.

Também é possível conferir áudios, filmes, fotos e textos sobre a história de Pelé.

Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo

ONDE COMER NO CENTRO HISTÓRICO:

a) Boteco Valongo: (FECHADO PERMANENTEMENTE)

Diversos tipos de cervejas nacionais e importadas, petiscos e lanches, em clima rústico e rock com bandas.

Endereço: Rua São Bento, 43 – Valongo

b) Tasca do Porto:

Com uma carta de vinhos portugueses, petiscos, comida típica do país e sobremesas, é possível aproveitar uma experiência portuguesa completa ao som de música ao vivo nos sábados e domingos. O Tasca do Porto também tem em seu cardápio o prato Meca Santista, tradicional da cidade.

Horários: Segunda a domingo, das 11h às 16h.  Música ao vivo sábados e domingos  a partir das 13h

Endereço: XV de Novembro, 112.

c) Café Carioca:

Desde os anos 30 serve refeições à la carte, lanches e pastéis em ambiente clássico de bar com ares de boteco.

Endereço: Praça Visc. de Mauá, 01 – Centro

d) Porta do Sol – Restaurante do Paquito:

Para quem está disposto a gastar um pouco mais, um ótimo restaurante espanhol com tradicional menu de frutos do mar.

Endereço: Av. São Francisco, 210/212 – Centro

.

.

error: Oops. Conteúdo protegido !!
Rolar para cima
Rolar para cima