A problemática vida íntima de D. Leopoldina

Nascida em 22 de janeiro de 1797 em Viena, na Áustria, Maria Leopoldina da Áustria .

Ela era filha do imperador Francisco I da Áustria e II da Alemanha, e de Maria Isabel de Bourbon Nápoles.

Em 1816 foi escolhida para se tornar esposa de Dom Pedro I, com quem protagonizou um dos triângulos amorosos mais famosos da história do Brasil. Ao todo o casal teve seis filhos, entre eles Dom Pedro II, o futuro imperador do Brasil.

Seu marido nunca fez questão de ser fiel e nem de esconder seus casos fora do casamento, sendo o mais famoso com Domitila de Castro, a Marquesa de Santos. Leopoldina sabia sobre as traições do marido e acredita-se que tal fato colaborou para a piora do seu estado de saúde.

Foi ela uma das responsáveis pelo discurso liberal de Dom Pedro I, que deu vida à Independência do Brasil. Segundo registros históricos, ela teria aconselhado o imperador sobre a situação do país.

Veja 2 livros que retratam a vida íntima de D. Leopoldina.

1 – A BIOGRAFIA ÍNTIMA DE LEOPOLDINA

Leopoldina de Habsburgo é um personagem decisivo na história do Brasil. Mas sua vida íntima é pouco conhecida. Baseada no que contam (e ocultam) as cartas de Leopoldina, em um tom intimista e no ágil estilo do vienense Stefan Sweig, esta obra de Marsilio Cassotti é uma educação sentimental e política digna de escritores franceses do porte de Stendhal ou Flaubert, mas ambientada no Brasil. Compre pela Amazon: https://amzn.to/3uEGkV0

2. LEOPOLDINA – A HISTÓRIA NÃO CONTADA

Depois de desmitificar a figura de D. Pedro, a coleção “A História não Contada” apresenta a imperatriz D. Leopoldina. Conhecida no imaginário brasileiro como o vértice frágil do mais célebre triângulo amoroso da história do Brasil, Maria Leopoldina sofreu diante do escândalo que foi o relacionamento do marido com Domitila de Castro, a futura marquesa de Santos. Compre pela Amazon: https://amzn.to/3t7ov0G.

Veja mais coisas interessantes para ler na categoria LIVROS

Gostou do post? Compartilhe.

.

Deixe seu comentário

error: Conteúdo protegido !!
Rolar para cima