7 livros para te dar vontade de viajar e agora!

Por

livros2 570x347 - 7 livros para te dar vontade de viajar e agora!

“O mundo é um imenso livro do qual aqueles que nunca saem de casa lêem apenas uma página”. A frase é de Agostinho de Hipona o que mostra que não basta apenas ler e sim a combinação ler + ir = experiência.

Aos leitores mais antenados nesse tipo de literatura, sabemos que não existe um número X de livros de viagem a serem lidos. Aqui não me refiro a guias, mas sim histórias, experiências ou até mesmo um ponto histórico.

A seguir, lista de alguns livros que podemos ler antes ( para dar vontade) ou durante viagens ( para ajudar).

1) “A arte da viagem”, de Paul Theroux:

Paul Theroux é, possivelmente, o mais consensual escritor vivo deste gênero literário e oferece desta vez uma viagem dentro da viagem, um roteiro de histórias, autores, citações e situações singulares sobre a arte de botar o pé na estrada. Aqui o medo e a adrenalina dão lugar ao espírito curioso do leitor, que ao invés de entrar nos cenários de um determinado lugar, transita entre o que há de mais importante em sair do lugar a que chamamos casa. Um conjunto de histórias, lançados para celebrar os 50 anos de viajante do autor, e em que ele nos dá a lição dos 10 mandamentos da viagem: “1. Sair de casa; 2. Ir sozinho; 3. Viajar leve; 4. Levar um mapa; 5. Ir por terra; 6. Atravessar a pé uma fronteira nacional; 7. Fazer um diário; 8. Ler um romance que não esteja relacionado com o local onde se está; 9. Se tiver de levar um celular, evitar usá-lo; 10. Fazer um amigo”.

Theroux1 - 7 livros para te dar vontade de viajar e agora!

2) On the Road/Pé na Estrada, de Jack Kerouac

Este livro é uma verdadeira bíblia para aqueles que sonham em botar o pé na estrada e não tirá-lo nunca mais. A obra reúne uma série de viagens feitas por amigos do autor, transportando o leitor de Nova York a Denver, para São Francisco e Los Angeles, com histórias embaladas por jazz, poesia e drogas. Além de ser um dos mais importantes livros do autor, é um dos principais representantes do movimento Beat, dando origem a inúmeros outros movimentos de contracultura dos Estados Unidos. Se você tem espírito nômade, LEIA!!

jackk - 7 livros para te dar vontade de viajar e agora!

3) Um ano na Provence, de Peter Mayle

Considerada uma das mais divertidas, adoradas e bem-sucedidas obras do gênero já publicadas, o livro venceu o prêmio Melhor Livro de Viagem do British Book Awards e conta aquela velha história: largar tudo e recomeçar a vida em um lugar distante, mais precisamente, numa casal rural no sul da França. A história real do autor inglês, que é ex-publicitário, revela descobertas e surpresas com riqueza em detalhes e humor refinado. Uma história que revela, com tato, todos os prazeres mais rústicos da vida.

provence - 7 livros para te dar vontade de viajar e agora!

4) “Viajante Solitário”, de Jack Kerouac

Autobiográfico, intenso e de tirar o fôlego, como são quase todos os livros do autor, “Viajante Solitário” está dividido em oito textos por diferentes destinos, da França ao México, de Marrocos aos Estados Unidos, com um personagem que atravessa mares, estradas e caminhos de ferro com a mesma inventividade na escrita, que o levou a ser considerado um dos principais autores do Movimento, ou Geração, Beat.

Se ainda precisar de um pretexto pra ler o livro, aqui vai um trecho em forma de conselho: “Poupei cada centavo e então torrei tudo subitamente em uma grande e gloriosa viagem à Europa ou a outro lugar qualquer e me senti leve e feliz também.

JackKerouac1 - 7 livros para te dar vontade de viajar e agora!

5) “A Casa dos Espíritos”, de Isabel Allende – Chile

Livro de estreia de Isabel Allende, “A Casa dos Espíritos” segue diversas gerações da família Trueba e suas vidas no interior e na capital do Chile, por um período de muitas mudanças sociais e políticas. Com seu uso de realismo mágico, esse livro no fundo explora a identidade e a paisagem chilena, em uma leitura totalmente cativante para antes, durante ou depois de uma viagem ao Chile.

O Chile é famoso por sua natureza absolutamente inspiradora – de desertos áridos a geleiras e vulcões e, claro, ótimos vinhos. Aliás, os que gostarem de degustar vinhos, podem programar um tour para os vales de Casablanca ou Colchagua. Com um pouquinho de pesquisa, você estará saboreando o melhor Chardonnay da sua vida rapidinho…

O destino é o Parque Nacional Tolhuaca, onde pode-se ver de araucárias a cervos Pudü e pica-paus negros. Sem falar no Vulcão Tolhuaca com seus 2.000 metros de altura que domina a paisagem do parque por completo.

3 best travel books the house of the Spirits book world books tolhuaca volcano - 7 livros para te dar vontade de viajar e agora!

6)  Um lugar na janela, de Martha Medeiros

O livro é um resgate despretensioso de viagens realizadas em diversos momentos da vida desta autora. Leve, fácil de ler e ideal para levar para a praia ou para um fim de semana de descanso, cada crônica aborda um determinado destino: uma fala sobre sua primeira vez na Europa, outra traz reflexões sobre viver em Santiago, um outro descreve suas aventuras no Japão…

martha umlugar - 7 livros para te dar vontade de viajar e agora!

7) Sob o sol da Toscana, de Frances Mayes

A autora americana realiza um sonho de ter uma casa na Toscana e elabora um minucioso roteiro turístico em que essa região da Itália é esquadrinhada. Traz o ímpeto de morar em um país que não é o seu, cruzando memórias e tornando a Toscana um lugar  envolvente à medida em que viramos as páginas.

toscana - 7 livros para te dar vontade de viajar e agora!

 

Conhece mais algum livro legal? Escreva nos comentários abaixo.

Cadastre-se no blog e receba atualizações:

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta