Fui por Aí Blog de Viagens Fui por Aí Blog de Viagens

O que fazer em Antonina – Paraná

Sharing is caring!

antonina 1 - O que fazer em Antonina - ParanáAntonina, assim como Morretes, é uma cidade litorânea próxima a Curitiba com grande valor histórico para o estado. Famosa também pelo prato tradicional, o Barreado e pelas balas de bananas. vizinha da movimentada Morretes, você pode passar um tranquilo dia ou final de semana com história, passeios de barco e sabores.

 

A cidade fica de frente para Baía de Antonina,  contornada por uma cadeia de montanhas da Serra do Mar. Antonina começou sua história no século 17 com o Ciclo do Ouro e, logo após, no século 19, ficou novamente famosa  pelo Ciclo da Erva Mate que provinha do interior do Paraná e trazida até o porto.  hoje ainda podemos ver as ruínas do antigo depósito de Erva Mate, de frente à baía:

erva3 - O que fazer em Antonina - Paraná
Deposito erva mate em Antonina

erva2 - O que fazer em Antonina - Paraná

A cidade, que já foi morada dos índios sambaquis no final da década de 1640, hoje é pequena, com cerca de 19.000 habitantes. Aliás, graças aos índios, hoje temos o que chamamos de Estrada da Graciosa,um dos acessos a Antonina. Por essa rota eles migravam para o litoral nos meses mais frios do ano e aqui sobreviviam por meio da pesca e da cata de mariscos.

graciosa1 - O que fazer em Antonina - Paraná
Entrada Estrada da Graciosa
graciosa2 - O que fazer em Antonina - Paraná
Estrada da Graciosa
graciosa3 - O que fazer em Antonina - Paraná
Estrada da Graciosa

As atrações de Antonina encontram-se no Centro Histórico ou à beira da Baía. No Centro Histórico encontramos a Estação Ferroviária que teve seu maior movimento no período das Indústrias Matarazzo, que funcionavam na cidade desde 1914. Hoje desativada, mas transformada em apoio  ao turista e espaço cultural.

trem1 - O que fazer em Antonina - Paraná
Estação Ferroviária

trem4 - O que fazer em Antonina - Paraná

Bem no meio do Centro Histórico temos a Praça Coronel Macedo com um chafariz, bancos e  árvores sendo um local bem legal para sentar e apreciar as casas coloridas e antigas ao entorno da praça onde funcionam bares, restaurantes, lojas e hotéis. O Centro Histórico de Antonina é um dos mais importantes do estado do Paraná. Nestas históricas ruas também acontecem o melhor carnaval do estado, em julho a festa da UFPR e em agosto, a Festa de Agosto.

praça1 - O que fazer em Antonina - Paraná

praça3 - O que fazer em Antonina - Paraná

praça5 - O que fazer em Antonina - Paraná

praça7 - O que fazer em Antonina - Paraná

Ainda no Centro Histórico, no ponto mais alto da cidade, temos a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar de lado para a Praça Coronel Macedo, proporcionando uma vista da baía de Antonina.

igreja1 - O que fazer em Antonina - Paraná

igreja2 - O que fazer em Antonina - Paraná

igreja3 - O que fazer em Antonina - Paraná

Ainda no Centro Histórico, encontramos  uma relíquia da época rica da cidade,  o Teatro Municipal. Fundado por volta de 1785, na Rua Carlos Gomes da Costa.

teatro - O que fazer em Antonina - Paraná

Às margens da Baía de Antonina temos a Praça Romildo Gonçalves Pereira onde encontramos também o mercado e um local ótimo para caminhar, observar a baía, ou pegar um barco para ir a outro local próximo.

rom1 - O que fazer em Antonina - Paraná

rom3 - O que fazer em Antonina - Paraná

Quanto ao mercado, não espere  muito. O que vale nele é o ÚNICO restaurante que serve um ótimo pastel e uma lojinha para comprar bala de banana!

rom4 - O que fazer em Antonina - Paraná

ONDE FICAR:

Indico a Pousada das Laranjeiras pelo fato de ser aconchegante, possui piscina, ótimos quartos, boa equipe, sala de TV, bicicletas para aluguel, fácil locomoção pelos pontos de interesse e você pode apreciar o carnaval de Antonina todo do terraço da pousada. Mencione FUIPORAIBLOG quando fizer sua reserva.

laranjeiras4 - O que fazer em Antonina - Paraná

laranjeiras5 - O que fazer em Antonina - Paraná

laranjeiras2 - O que fazer em Antonina - Paraná

laranjeiras - O que fazer em Antonina - Paraná

ONDE COMER:

Para comer o prato principal de Antonina, O Barreado, indico o Restaurante Buganvil, bem na Praça Coronel Macedo. O prato completo é servido na panela de barro e acompanha farofa, farinha de mandioca, arroz, banana da terra frita, banana caturra, peixe e camarão à milanesa, camarão ao molho, bolinho de camarão, casquinha de siri, salada mista, maionese e arroz.

barreado - O que fazer em Antonina - Paraná

COMO CHEGAR:

Antonina fica a 90 quilômetros de Curitiba e para chegar aqui há várias opções. De carro, você passará pela Estrada Graciosa. De trem, você pode ir até Morretes e, de Morretes, pegar um táxi ou uma van. De ônibus, quem faz o trajeto partindo da capital paranaense é a Viação Graciosa.

Gostou do que leu? Cadastre-se para receber atualizações do blog gratuitamente:

                                                    

                                                              

2 comentários sobre “O que fazer em Antonina – Paraná

Deixe um comentário

*